Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
NYC

Viajando para Nova York com o seu pet!

Não tenho animais de estimação, mas sei o quanto esses seres podem ocupar um lugar especial em nossas vidas e em nossos corações, já que estou rodeada de pessoas que têm cachorros ou gatos em casa. E imagino que deve ser triste se despedir do seu animal na hora de viajar. Mas você já pensou em trazê-lo com você? A Tati Monteiro, leitora do blog, veio passar um mês em Nova York com sua fiel escudeira, a Luna, uma SHIHTZU (5 meses, porte pequeno/médio). Convidei a Tati para participar do post de hoje, contando mais sobre esse processo!

“O que me disseram é que a parte mais difícil seria no Brasil, por causa da burocracia. Convserei com o veterinário e ele me desanimou: disse que não valia a pena. Porém, eu não desisto fácil! Pesquisei e vi que era bem mais fácil do que eu e muita gente imagina.

Primeiro, consultei a companhia aérea – eu voei com a American Airlines – para saber o que eu deveria fazer para levar meu cachorro. Lembre-se: cada companhia tem suas exigências e documentação e isso foi o grande X da questão pelo qual pude levá-la no colo (jamais deixaria ela ser despachada). A atendente da AA perguntou se ela iria como suporte emocional. A vantagem disso é que, viajando como suporte emocional, ela poderia ir no colo, não precisaria usar caixa de transporte, não pagaria passagem. E ainda ganhei upgrade no assento (fui para aqueles da primeira fileira, que são mais espaçosos e dá para esticar as pernas). Também não há limites de animais no vôo nestes casos –  se o voo já tiver com o limite de quantia de animais, mesmo assim ela pode ir por ser suporte emocional. Nos EUA, é normal ter Service Dog! Então, a atendente me mandou um e-mail com o documento que a psicóloga precisava preencher dizendo que preciso da cachorrinha para viajar. Com esse documento em mãos, fui à psicóloga e expliquei meu medo de avião e que me sentiria mais segura indo com a minha pet. Fiz algumas sessões para que a psicóloga pudesse detectar se realmente era um caso de necessidade de um suporte emocional e depois de confirmado ela me deu um atestado onde pude contactar a AA e eles inclusive me reservaram um novo assento!

A segunda etapa foi ir até o Ministério da Agricultura (no meu estado, Rio de Janeiro) e emitir um documento chamado CZI – esse documento é gratuito. Para emití-lo, é necessário: vacina anti-rábica com mais de 30 dias (o cão deve estar com todas as vacinas em dia, porque eles olham a carteirinha de vacinação), atestado emitido com 5 dias antes da viagem e os formulários preenchidos conforme o país que você irá viajar. Os países europeus e o Japão costumam ser mais complicados, pois exigem  quarentena, e os mais tranquilos são EUA e Canadá. O pessoal do Ministério da Agricultura foi super atencioso e até disseram para levarmos os relatórios e preencher na hora com eles para não ter erro. Eu agendei (pelo telefone) meu horário no Ministério dois dias antes da viagem. Levei todos os documentos necessários e o veterinário deles avalia o atestado do seu veternário, a carteira de vacinação e assina o CZI! Pronto para viajar! Não fizemos passaporte para ela porque era algo que eu não sabia. Quem viaja e fica um mês ou menos pode fazer que dá direito à volta também! Como não sabia, não fiz, e agora vou ter que levar ela no veterinário e depois no Ministério da Agricultura daqui dos EUA para voltar ao Brasil.

Ao sair do Brasil, eu só mostrei esses documentos na hora de despachar as malas. O vôo foi super tranquilo: a minha cachorrinha é super calma à noite, dorme a noite toda. Chegando em Nova York, mostrei uma vez o CZI na imgração e ele mal olhou, foi super tranquilo.”

Clique aqui e veja as instruções da AMERICAN AIRLINES para voar com animais de estimação.

Clique aqui e veja as instruções da LATAM para voar com animais de estimação.

Clique aqui e veja as instruções da UNITED para voar com animais de estimação.

Clique aqui e veja as instruções da DELTA para voar com animais de estimação.

Clique aqui e veja as instruções da COPA para voar com animais de estimação.

Clique aqui e veja as instruções da AVIANCA para voar com animais de estimação.

Clique aqui e veja as instruções da AZUL para voar com animais de estimação.

Foto: Shutterstock

Antes de decidir trazer seu animal para Nova York, lembre-se (consultei um amigo que tem cachorro para “aprovar”essas dicas, ok?)

  • Leve em conta o tempo de sua viagem. O que eu sempre escuto as pessoas falarem é que uma viagem é algo estressante para o animal, então, pense bem antes de decidir trazê-lo, se vai valer a pena o empenho e a burocracia. 
  • Não esqueça de verificar se o seu hotel aceita animais. No caso da Tati, ela iria ficar na casa de familiares, o que é muito mais conveniente.
  • Apesar de Nova York ser uma cidade pet-friendly, nem todo lugar aceita animais. No caso de atrações, visite o FAQ do site do local, geralmente há sempre uma pergunta a respeito do assunto. Se não encontrar a resposta no site, entre em contato com o estabelecimento. 
  • Cachorros não são permitidos na coleira dentro do metrô – apenas carregadors no colo, dentro de sacola ou caixa de transporte.
  • Cachorros também não são permitidos em algumas áreas de parques públicos e praias. Veja as regulamentações e orientações aqui.
  • Ao levar o seu cachorro para fazer as “necessidades”, não esqueça de recolher os “resíduos”. 
  • O site BringFrido pode ser um ótimo aliado para planejar a viagem com o seu pet – ele reúne 100,000 lugares para se hospedar, brincar e comer com seu cachorro, em mais de 50 cidades – incluindo, é claro, Nova York. 
  • Lembre-se: ritmo em Nova York é bem intenso. Você vai caminhar o dia todo, todos os dias. Seu cachorrinho pode não aguentar o pique. 

8 Comentários

  1. Boa tarde,
    Laura,
    Gostaria de saber qual o procedimento para trazer um cãozinho de NY para o Brasil, pois irei em maio de 2018, e possivelmente tentarei trazer um. Só não pesquisei nada ainda. Por favor, me ajuda com essa informação, já que conhece bem NY. Obrigado!

  2. Amei ….vou levar minha cachorrinha de 2 anos poodle agora estou procurando um psicólogo que possa atestar que eu tenho pânico medo de estar sozinha. Vc pode recomendar alguém por favor?

Leave a Response