De uns anos pra cá, com a questão ambiental ganhando cada vez mais força e uma nova geração de consumidores mais preocupada com o impacto de suas ações no mundo, vimos surgir opções mais ecológicas de produtos para o período menstrual. No post de hoje, a convite da Hannah, uma marca de produtos femininos de higiene pessoal, vou falar mais sobre as calcinhas absorventes! Já mencionei o quanto sou fã desses produtos nas minhas redes sociais e até mesmo aqui no blog e sempre surgem dúvidas, então, acho que esse conteúdo pode ajudar!
Eu acho ótimo que a gente tenha ganhado mais espaço para falar de assuntos que eram tabu ou quase proibidos no passado. Menstruação é um desses temas. Parece até bizarro pensar o quanto falar sobre isso já foi considerado inadequeado (e continua sendo para algumas pessoas) sendo que é algo que faz parte da rotina de muitas mulheres por grande parte de suas vidas. Então, por que polemizar algo que é natural?
Além de tudo que envolve a menstruação – principalmente os sintomas que antecedem, a fatídica TPM – precisamos falar também sobre os produtos utilizados durante esse período. De acordo com uma reportagem da National Geographic, a maioria das mulheres menstrua por 40 anos de suas vidas, em uma média de 5 dias por mês, totalizando cerca de 2,400 dias em toda a vida —isso significa que, em média, uma mulher passa, no total, 6 anos e meio menstruando. Todo esse fluido menstrual tem que ir para algum lugar. Nos EUA e no Brasil, acabam em um absorvente interno ou em um absorvente comum e, após um breve uso esses produtos costumam acabar no lixo.
Porém, isso pode ser um problema, já que esses itens levam muito plástico em sua composição. Os absorventes internos vêm embrulhados em plástico, envoltos em aplicadores de plástico, com fios de plástico pendurados em uma das extremidades e muitos até incluem uma fina camada de plástico na parte absorvente. Já os absorventes tradicionais incorporam ainda mais plástico, desde a base à prova de vazamentos até os sintéticos que absorvem o fluido.
Felizmente, vimos surgir opções mais ecológicas de produtos para o período menstrual. Um deles é a calcinha abosrvente.
Afinal como as calcinhas absorventes funcionam?
Gosto de pensar nas calcinhas absorventes como calcinhas com absorventes embutidos. Toda calcinha tem uma área com tecido duplo, certo? No caso das calcinhas absorventes, essa área tem um reforço com camadas feitas de tecidos com tecnologia absorvente, que mantêm você sequinha, segura e confortável.
As calcinhas absorventes da Hannah contam com quatro camadas que garantem a absorção para fluxo mais intenso (até 55 ml) e duas camadas para fluxo leve (até 25ml):
Forro superior e camadas abosrventes:
✓ Fabricado com algodão orgânico certificado OCS100.
✓ O algodão orgânico certificado é livre de toxinas (sem dioxinas, formaldeído, pesticidas e herbicidas), sem fragrância, sem tingimento
Camadas internas:
✓ Excelente elasticidade: Poliéster 92% / Spandex 8%
✓ À prova de vazamentos: Algodão + TPU
Minha experiência com calcinhas absorventes
Eu não lembro ao certo quando fiquei sabendo das calcinhas absorventes, mas, como sei que acontece com muitas pessoas, também tinha minhas dúvidas a respeito.
- “Será que funcionam mesmo?”
- “Mas é seguro?”
Até que soube de uma amiga que estava usando e amando. Como confio muito nas recomendações dela, decidi experimentar. Comecei comprando uma para testar e foi amor no primeiro uso. Depois que vi que elas funcionavam, fui comprando mais até ter um número suficiente para o meu ciclo. Sei que num primeiro momento elas parecem mais caras, mas lembrem-se que elas duram muito mais que os absorventes que você compra todo mês!
Nunca tive problemas de vazamento e uso a calcinha da mesma forma que eu usava um absorvente – e, sendo bem honesta, eu me sinto mais “seca” e à vontade do que com um absorvente. A calcinha está sempre no lugar e é muito mais confortável. Sem contar que a Hannah tem calcinhas de diferentes estilos e para diferentes fluxos. Eu sempre investi nas calcinhas para fluxo intenso para me sentir mais segura, mas agora que já tenho mais familiariedade com elas e conheço meu fluxo, poderia muito bem incluir outras para fluxo moderado também.
Outra coisa que eu adoro é não ter que me preocupar em comprar absorvente todo mês – e se eu precisar sair, as calcinhas da Hannah vêm em necessaires reutilizáveis que cabem dentro da minha bolsa. Super prático!
Como cuidar das calcinhas absorventes?
Eu gosto de lavar no chuveiro para tirar o excesso e depois coloco na máquina com sabão neutro. Não é recomendado colocar na secadora e, pra ser sincera, elas secam super rápido ao natural.
As calcinhas da Hannah
A Hannah tem 6 tipos diferentes de calcinhas absorventes, disponíveis em duas cores, bege e preto. Cada calcinha é designada para um fluxo diferente, como você pode ver na tabela abaixo:
Para mim, uma das melhores coisas das calcinhas absorventes da Hannah é, claro, a variedade de formas e cores, mas também a proteção extra na parte de trás, que nunca vi em nenhuma outra marca. Também adoro o fato de algumas opções terem cintura bem alta, o que, para mim, proporciona mais conforto e segurança!
Ainda é bom destacar que a Hannah tem outros produtos para o período menstrual, como:
- Hannah Pad – absorventes de pano laváveis, sustentáveis e ecológicos feitas de algodão orgânico certificado;
- Hannah All Cotton – absorventes tradicionais feitos de algodão orgânico certificado e livres de pesticidas, herbicidas e toxinas;
- Hannah Cup – o famoso copinho menstrual, feito de 100% silicone macio de grau médico, registrado no FDA, não tóxico, livre de BPA;
Então, o que você acha das calcinhas absorventes agora que aprendeu mais sobre elas? Há tantas maneiras sustentáveis de ficar protegida durante a menstruação – e a Hannah oferece várias! Não esqueça de checar o site e escolher a melhor opção para você!
Este post foi patrocinado pela Hannah. Todas as opiniões são minhas.
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.