Um dos programas que eu não canso de repetir aqui em Nova York é o passeio do Staten Island Ferry. Para quem não sabe, Nova York é composta por 5 “boroughs”: Manhattan, Brooklyn, Queens, The Bronx e Staten Island. Esta última também é uma ilha e fica mais ao sul de Manhattan. Não há metrô que ligue os bairros à ilha e é o Ferry que faz o transporte dos moradores até Manhattan. O melhor de tudo é que é um transporte gratuito e todo mundo é bem-vindo. Por causa do trajeto feito pelo Ferry, com vista privilegiada, a tal embarcação entrou na rota dos turistas que vêm pra cá. Eu já fiz um vídeo mostrando esse passeio – que você confere no final deste post – mas hoje decidi reunir fotos que fiz durante as várias vezes que repeti esse passeio para mostrar que vale a pena incluí-lo em seu roteiro.
Se você quiser ir até a ilha da Estátua da Liberdade, compre seu ingresso aqui.
O Staten Island Ferry é uma embarcação de grande porte, com capacidade para 1415 passageiros. Por ano, cerca de 22 milhões de pessoas usam o Ferry, numa média de 70 mil passageiros por dia – sem incluir os fins de semana. O Ferry conta com banheiros, área para sentar e área externa. Durante sua rota de ida e volta de Staten Island, o Ferry passa em frente à Estátua da Liberdade – o que faz a gente entender porque tantos turistas fazem esse passeio. Obviamente, a distância não é a mesma dos passeios em barcos pagos, mas eu diria que é uma vista bem satisfatória sim, como vocês podem perceber pelas fotos. Talvez você não consiga aquela foto clássica com a Estátua pertinho de você, mas eu garanto que vale a pena sim. Além disso, não podemos esquecer da vista incrível para o skyline de Manhattan. Do Ferry, ainda dá pra avistar a Brooklyn Bridge, New Jersey e a Governor’s Island.
O trajeto de Manhattan até Staten Island dura cerca de 30 minutos. Não é preciso apresentar nenhum cartão para entrar na estação ou no Ferry. O que eu recomendo é que, assim que o portão de embarque abrir, você se dirija para a área externa para poder curtir a vista. Não fique frustrado caso não consiga um bom lugar – lembre-se que há também a viagem de retorno. Vale ressaltar que, quando o barco chega em Staten Island, todos os passageiros devem desembarcar. Você pode seguir para o portão de embarque imediatamente para já pegar o Ferry de volta. Ambas as estações – de Manhattan e de Staten Island – são equipadas com banheiros e vários lugares para comer, além de Wi-Fi gratuita.
Se você tiver tempo, não deixe de fazer o passeio à noite: a vista de Manhattan iluminada pode ser mais surpreendente do que durante o dia – sem contar que também é mágico ver a Lady Liberty. O Staten Island Ferry funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Das 6 às 9h30 da manhã e das 15h30 às 20h, há barcos a cada 15 ou 20 minutos. Nos outros horários, a frequência é de 30 minutos. Para conferir a tabela completa, basta clicar aqui. O terminal do Staten Island Ferry em Manhattan fica na 4 Whitehall St, acesso pelas linhas 1, 4, 5, J, Z e R. Ele fica localizado bem ao lado do Battery Park.
Se você quiser ir até a ilha da Estátua da Liberdade, compre seu ingresso aqui.
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.
Bom dia sou Moço de convés e gostaria muito de poder exercer a função fora do país como faço para mandar um currículo para eles.