Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
viagem

O que fazer em Aruba | Onde ficar | Onde comer | Passeios

Todos nós precisamos fugir de nossas rotinas aqui e ali e, às vezes, tudo o que queremos é sombra, mar e água fresca, certo? Sim, existem muitos destinos de praia – mas o Caribe é certamente um dos mais populares e desejados – e não é difícil entender por que… a água, o clima, a vibe… e, pra quem mora em Nova York, é um voo relativamente curto.  E, entre todas as ilhas do Caribe, Aruba está entre as mais famosas! Ficamos lá 4-5 dias há duas semanas – foi nossa primeira vez no Caribe – e nos apaixonamos pelo lugar. Não sei se alguém já se decepcionou com o Caribe (será possível?) – mas, para mim, superou todas as expectativas. Claro, eu adoraria ter ficado mais dias – quem não gostaria? – mas se você não tem muito tempo e está se perguntando se vale a pena visitar por alguns dias, eu tenho a resposta: vale! Com suas lindas praias de areia branca, águas azul-turquesa cristalinas e clima perfeito, Aruba é um destino dos sonhos, e vou compartilhar tudo o que fizemos por lá, além de informações úteis!

Viajando para Aruba

Se você mora em Nova York, tenho ótimas notícias! Há voos diretos da Big Apple para Aruba! Viajamos de JFK para o Aeroporto Internacional Queen Beatrix (AUA) com a JetBlue e não tenho do que reclamar! Nosso voo saiu por volta das 8h e a viagem durou aproximadamente 4 horas e 30 minutos. Aterrissamos por volta das 12h45. Como você deve ter notado, não é um voo longo. Na volta, nosso avião decolou por volta das 12h30, e chegamos em NYC às 16h40. De São Paulo, vi que há voos com uma parada.

Clima em Aruba

Calor o ano todo! Nem tem com o que se preocupar! Na verdade, li que o período entre janeiro e junho é a melhor época para visitar Aruba – mas os outros meses também são quentes. Um de nossos guias explicou que quase não chove lá. Outra coisa que é preciso lembrar é que, por causa da latitude da ilha, Aruba tem ventos constantes, o que a torna um ótimo destino para a prática de windsurfe.

Levei biquínis, maiôs, vestidos, shorts, tops e chinelos. Confie em mim; você não vai precisar de calças e jaquetas, mesmo as mais leves. É quente!

Explorando Aruba

Resolvemos ouvir o conselho de alguns amigos que já haviam ido pra Aruba antes e resolvemos alugar um carro. Isso nos deu mais flexibilidade e liberdade para explorar a ilha. O processo de locação foi bastante tranquilo – fizemos uma reserva online e pegamos o carro no aeroporto. Todas as locadoras estão localizadas bem em frente ao desembarque.

Dirigir é super fácil – não pegamos trânsito pesado. Além disso, não tivemos dificuldade em encontrar lugares para estacionar. Como Aruba é uma ilha significativamente pequena, você não gastará muito tempo na estrada. Todos os lugares em que estivemos foram distâncias curtas. O lugar mais distante que estivemos foi Baby Beach – que ficava a 40 minutos de carro do nosso hotel.

Gastamos $196 no aluguel + $29 na gasolina.

Mas e se eu não quiser alugar um carro?

Uma seguidora me fez esse questionamento e passei a viagem refletindo a respeito. Há quem viaje com orçamento mais apertado e há quem não tenha habilitação para dirigir.

E, agora que eu já estive em Aruba, posso dizer que, com planejamento, dá, sim, para explorar a ilha sem carro. Dependendo de onde você ficar, pode tirar proveito dos patinetes elétricos e bicicletas para ir a praias e restaurantes próximos. Você pode baixar o aplicativo Bird para patinetes elétricos e usar para distâncias curtas. Você vai ver os patinetes e bikes por toda parte em áreas populares, especialmente perto das praias.

Aruba também tem um serviço de ônibus – os ônibus da ilha pertencem à Arubus, a principal empresa de transporte público de propriedade do governo de Aruba. As rotas de ônibus de Aruba cobrem quase toda a ilha e param em todos os hotéis. O serviço de ônibus é a cada 15 minutos, das 5h45 às 18h; os ônibus circulam a cada 40 minutos até as 23h30.

Confira os horários no site deles.

Você também pode usar táxis. Lembre-se de que os táxis em Aruba não têm taxímetro; as tarifas são fixas e devem ser verificadas com antecedência. Todas as tarifas devem estar em florins de Aruba (Afl.), bem como em dólares americanos (US$) – hotéis e restaurantes podem chamar um táxi para você.

Por último, mas não menos importante, existem vários passeios privados que te buscam no seu hotel para explorar alguns dos destinos famosos de Aruba – vou linkar alguns deles neste post. Portanto, não é impossível visitar Aruba sem carro; requer apenas mais planejamento!

Onde ficar em Aruba – Amsterdam Manor Beach Resort 

Ficamos no Amsterdam Manor Beach Resort Aruba – um resort boutique em Eagle Beach – e não poderia indicar mais! Este resort fica localizado em frente à praia e oferece muitas conveniências, como estacionamento gratuito, cadeiras, guarda-sol, Wi-Fi e piscina. Além disso, amei o fato de todos os quartos terem uma mini-cozinha – no nosso tinha geladeira, fogão, cafeteira, chaleira elétrica, liquidificador, torradeira e microondas, além de panelas, pratos, copos, etc. Ficamos na suíte Honeymoon, que também tinha uma banheira mara e área de estar. Os quartos também têm de TV e ar condicionado.

Amsterdam Manor Beach Resort Aruba tem dois restaurantes – Passions on the Beach, que oferece café da manhã, almoço e jantar, e Horizons, um lounge pra drinks, petiscos e jantar. Falarei mais sobre nossa experiência nos restaurantes no post – mas saiba que você pode comer em qualquer um desses lugares, mesmo que não esteja hospedado no resort (e acredite, você terá uma experiência incrível!).

Nossa experiência no Amsterdam Manor Beach Resort Aruba foi maravilhosa! Eu amei o fato de ser um resort boutique – então você não vai encontrar multidões – e nosso quarto ficava a poucos passos da praia. Se você fez sua pesquisa sobre Aruba, provavelmente notou que a maioria dos grandes resorts e hotéis estão localizados em Palm Beach – assim como os restaurantes – mas, na minha experiência, ficar em Eagle Beach é melhor não apenas porque é uma praia mais tranquila mas também porque é mais bonita. Além disso, você ainda pode aproveitar os restaurantes em Palm Beach porque eles ficam pertinho – de carro são 4 minutos dirigindo – e também dá pra ir de bike ou patinete.

O que fazer em Aruba

Vou listar todas as coisas que fizemos e restaurantes que fomos – e ao final vou contar como dividimos cada um dos dias, ok?

Eagle Beach

Vamos começar pelo mais importante para quem visita Aruba: as praias! E antes de entrar no assunto, lembre-se que todas as praias de Aruba são públicas! Portanto, fique à vontade para explorar. A Eagle Beach, onde nos hospedamos, está consistentemente classificada entre as melhores praias do mundo e até foi considerada uma das melhores do Caribe. Não é lotada, as águas são cristalinas e o fato de a maioria dos passeios sair de Palm Beach ajuda a manter o clima relaxante em Eagle Beach, com menos multidões e águas tranquilas. Com as cadeiras e guarda-sóis fornecidos pelo Amsterdam Manor Beach Resort Aruba, não sentimos vontade de ir a muitas outras praias de Aruba porque tínhamos tudo o que precisávamos para relaxar!

Baby Beach

Mas, se há uma praia que você precisa visitar em Aruba, é esta! Fica a 40 minutos de carro de Eagle Beach e tem esse nome devido à sua formação natural única, criando uma área rasa semelhante a uma lagoa com ondas suaves, tornando o local seguro e perfeito para crianças pequenas e nadadores inexperientes – e curiosidade que não vai mudar a vida de ninguém: foi em Baby Beach que eu consegui nadar pela primeira vez na minha vida. Acredite ou não, eu não sabia nadar. Baby Beach merece todo o hype; é realmente linda. E você também pode fazer snorkeling. Chegamos lá por volta das 10h, alugamos duas cadeiras de praia (US$ 10 cada) e achamos um cantinho embaixo de algumas árvores. O estacionamento era gratuito.

Ficamos lá até as 13h quando resolvemos almoçar no Rum Reef – um dos dois restaurantes da praia. Rum Reef é famoso por sua piscina infinita com vista para Baby Beach, mas sinceramente: quem precisa de piscina quando se tem aquelas águas do mar? Pedimos o camarão Tempura, a salada de taco e o sanduíche de peixe. A comida era ok, não inesquecível. Você pode ver os menus no site.

Sail + Snorkel Adventure – Aqua Champagne Brunch Cruise

Em Aruba, você pode relaxar na praia ou embarcar em aventuras na natureza. Fizemos de tudo um pouco, e tem um monte de tours para explorar diferentes atividades em Aruba! Se você gosta de snorkel, a Pelican Adventures oferece muitos cruzeiros com paradas para nadar e mergulhar. Fizemos o Aqua Champagne Brunch Cruise, saindo de Palm Beach. Leva 4 horas, com três paradas. O ingresso inclui café da manhã, open bar, almoço e equipamento de snorkel e coletes salva-vidas da National Geographic.

A equipe é muito simpática e conta muitos fatos interessantes sobre Aruba. As paradas incluem a famosa Baía de Catalina, o maior naufrágio subaquático do Caribe; o Antilla, um cargueiro alemão de 120 metros de comprimento afundado durante a Segunda Guerra Mundial; e o maravilhoso Malmok Reef.

Mas atenção: se você não gosta de snorkel e não é um grande nadador, talvez este passeio não seja para você. Embora você possa (e tenha) que usar coletes salva-vidas, a água às vezes pode ser agitada, o que não é ideal para amadores como eu – mas meu marido gostou muito. Além disso, se você enjoar, lembre de tomar um Dramin antes – Thiago geralmente fica enjoado e ele ficou bem com o remédio, o barco era muito estável.

Aruba: Off-Road Natural Pool Safari with De Palm Tours

Este foi um ótimo passeio para explorar o outro lado da ilha – que é bem diferente, desértico e mais “selvagem” do que a área turística. Este passeio leva você a três pontos famosos de Aruba: o icônico Farol – California Lighthouse, a Natural Bridge e a incrível Natural Pool. Dura cerca de 4 horas, a bordo de um veículo aberto, tipo uma caminhonete.
O California Lighthouse, situado na ponta noroeste de Aruba, é um marco histórico – com aproximadamente 30 metros de altura, o farol recebeu o nome do navio a vapor Califórnia, que afundou tragicamente na costa em 1891. O farol foi construído em 1910 e, hoje, é uma atração turística popular e um símbolo da história marítima de Aruba. Por US$5, você pode subir no farol e, do topo, consegue ver quase toda a ilha. Lá tem um restaurante muito famoso, o Faro Blanco, e foi recomendado por muita gente. Nosso guia nos disse que as vistas ao pôr do sol são incríveis. Tem que fazer reserva!

A Natural Bridge é outra atração turística popular. Era uma impressionante formação rochosa em forma de arco que se estendia pela costa, criada por anos de erosão das ondas do mar do Caribe. Infelizmente, em 2005, a ponte natural principal desabou devido a causas naturais, mas uma ponte natural menor chamada “Baby Natural Bridge” foi formada nas proximidades. Eu sei que pode parecer meio doido, mas aquela área me lembrou da Islândia – mas no verão, lol.

Essas duas primeiras paradas são rápidas, com tempo suficiente para apreciar e tirar fotos. A última parada é na Natural Pool, também conhecida como “Conchi”, uma joia escondida escondida na costa nordeste de Aruba. É uma piscina natural resultante de formações rochosas vulcânicas e é uma das atrações mais exclusivas da ilha. Como o local é cercado por terreno acidentado, é acessível apenas por veículos off-road ou passeios guiados, o que dá um ar de aventura. Para chegar lá, o veículo percorre o Parque Nacional Arikok de Aruba, passando por terrenos muito rochosos e paisagens desérticas. É uma estrada de chão raiz – mas foi divertido! Assim que chegamos lá, tivemos cerca de 25 minutos para nadar – e eles também forneceram equipamento de snorkel.

 

Onde comer em Aruba

Há muitos restaurantes em Aruba – e os cardápios são bem internacionalizados. Para ser honesta, senti falta de lugares que servem comida local autêntica – e um de nossos guias realmente compartilhou que é difícil encontrar lugares como esse.

Este é um dos restaurantes do Amsterdam Manor Beach Resort Aruba, e abre para café da manhã, almoço e jantar. O restaurante fica na praia, para que você possa comer enquanto olha para o mar. O cardápio tem frutos do mar, pratos vegetarianos e veganos, além de carnes. Nós experimentamos o restaurante em todas as ocasiões, e o jantar foi definitivamente o melhor! Eles colocam as mesas na praia, em frente ao mar, e é tão romântico – e lindo! Aconselho muito a reserva para a hora do pôr-do-sol, para que possa curtir enquanto aprecia a mudança de cores no horizonte. É mágico! Comi um prato chamado Cononut Grouper com maionese de banana e está entre os melhores pratos que comi em Aruba!

Horizons Lounge

Também parte do Amsterdam Manor Beach Resort Aruba,  este spot abre diariamente a partir das 16h – por isso é um ótimo lugar para happy hour ou jantar. Além de deliciosos drinks, eles possuem um cardápio com petiscos e opções pra jantar. Aqui, Thiago e eu escolhemos alguns pratos para dividir: nachos, camarão empanado com coco, crabcake e pizza de camarão. O crabcake tava tão tão tão bom! Tomei também um Aperol Spritz,  super refrescante.

Lola Taqueria

Localizado em Palm Beach, este lugar foi uma recomendação de uma amiga, e também está entre os nossos favoritos durante esta viagem. Como o nome sugere, eles são especializados em tacos – e outros pratos de inspiração mexicana. Comemos o ceviche, o milho e alguns tacos (camarão, peixe e al pastor). Para a sobremesa, experimentamos o Cheesecake de Oreo. Os drinks eram tão bons! Eu pedi  a Run Coco Lemonade; foi o melhor drink de Aruba! Tão bom! Além disso, o lugar em si é super descolado! Eles têm uma promoção às terças-feiras – Taco Tuesday, com tacos por $ 1!

Barefoot Restaurant

Um dos spots mais famosos de Aruba, com mesas na praia e com deck e vistas incríveis. Infelizmente, não curti a experiência – comemos o camarão empanado com coco como entrada e estava incrível – mas nossos pratos principais (Grouper Romana e Mahi Mahi) estavam ok, assim como a sobremesa. Os drinks não estavam gelados o suficiente . Mas o ambiente e as vistas eram incríveis. Não foi o nosso dia de sorte em relação à comida – mas como tanta gente fala bem do lugar, talvez valha a pena ler mais comentários e pegar melhores recomendações sobre os pratos.

Amore Mio Pizzeria Napoletana

Este restaurante italiano fica perto da Lola Taqueria, e é especializado em pizzas. Pedimos uma deliciosa salada Caprese, que estava bem refrescante, e dividimos uma pizza. A cerveja que pedimos também tava muito boa. Tivemos uma ótima experiência, a comida era gostosa e eu definitivamente voltaria.

Truck di Mama

Você verá alguns food trucks em Aruba, e este é uma instituição de Eagle Beach, atraindo locais e turistas. Tem um cardápio pequeno – você pode escolher qualquer opção de carne (bife, porco, peixe, camarão ou frango) e vem com acompanhamentos como batata frita, banana-da-terra, arroz e macarrão. Um prato enorme custava $19, o suficiente para eu e Thiago dividirmos.

The Dutch Pancakehouse

Outro lugar altamente recomendado em Aruba, e definitivamente vale muito pena! Eu recomendaria vir aqui para o café da manhã ou brunch. Como o nome sugere, este lugar serve panquecas holandesas – que geralmente são maiores e mais finas do que as e panquecas americanas. É muito diferente e muito gostoso! O cardápio tem opções salgadas e doces, com diversos recheios. Pedimos uma de cada e dividimos tudo. Lembre que eles não aceitam reservas – chegamos por volta das 8h40 de um domingo e esperamos cerca de 30 minutos por uma mesa.

Outras infos úteis sobre Aruba

  • Todos os preços eram em dólares americanos e não tivemos problemas em usar cartões de crédito e cash (dólares).
  • Todo mundo fala inglês.
  • Gorjetas são esperadas e o valor padrão é de 15%.
  • Se você mora nos EUA, a imigração e a alfândega acontecem no aeroporto de Aruba. Seu voo pousa nos EUA como um voo doméstico. Há um terminal dedicado para voos dos EUA.
  • Todas as praias são públicas.
  • Se você precisa de uma academia e vai ficar mais de cinco dias, considere um passe semanal na Bodyzone.
  • Na maioria dos dias, tomávamos café da manhã no hotel – compramos iogurte e comíamos com frutas e fazíamos o café. Passamos por um supermercado enorme chamado CMart que parecia ótimo, não tivemos tempo de conferir.

Nosso itinerário por dia em Aruba

  • Dia 1 – chegada, retirada do carro, almoço no Passions on the Beach, tarde na praia, jantar no Barefoot.
  • Dia 2 – Baby Beach, volta ao hotel, tarde na praia, jantar no Lola Taqueria.
  • Dia 3 – Aqua Champagne Brunch Cruise, almoço na Amore Mio Pizzeria Napoletana, soneca, tarde na praia, jantar no Passions at the Beach.
  • Dia 4 – café da manhã no Passions at the Beach, manhã na praia, almoço no hotel com a marmita do Truck di Mama, Off-Road Natural Pool Safari com De Palm Tours, jantar no Horizons.
  • Dia 5 – checkout, café/brunch no The Dutch Pancakehouse, devolução do carro, voo pra NYC.

Espero que vocês tenham gostado deste post! Também marquei todos os lugares mencionados no mapa abaixo, junto com outras recomendações de pontos e restaurantes que não tivemos tempo de conferir!


Leave a Response