Nova York é uma cidade diferente a cada estação – disso, vocês não precisam ter dúvidas! E a época de Natal na cidade é simplesmente mágica. Desconheço outro lugar do mundo que viva a data – as vitrines, as ruas, as casas. E, além disso, a época também é marcada por programações especiais. Um dos espetáculos mais clássicos da cidade – e também clássico dessa época, já que só acontece nesse período – é o Christmas Spectacular Starring the Radio City Rockettes ou simplesmente Rockettes. Para vocês terem uma ideia, o show estreou em 1933 e entra em cartaz desde então, todos os anos. Apesar de estar completando cinco anos aqui, eu ainda não tinha ido conferir. Como fim de ano é uma época para também riscar algumas coisas da lista, fomos prestigiar na semana passada e hoje vou contar um pouco para vocês!
Ver essa foto no Instagram
We miss this 💕 What do you love most about dancing with your friends?
Uma publicação compartilhada por Rockettes (@therockettes) em
O espetáculo acontece no Radio City Music Hall, casa de espetáculos que fica em Midtown, no complexo Rockefeller Center. Outros espetáculos e shows rolam lá durante o ano, mas eu nunca tinha estado no local. Então, a primeira coisa que preciso destacar é a beleza do local. A estrutura é incrível e o espaço é lindo, fantástico. E de uma grandiosidade! Para vocês terem uma ideia, a capacidade é de mais de seis mil pessoas! Ou seja, muito maior que um teatro da Broadway.
Agora, falando do show – afinal, o que é o Christmas Spectacular Starring the Radio City Rockettes? Não espere uma história contada com início, meio e e fim. O espetáculo é uma celebração do Natal, reunindo crenças, fantasias e histórias do imaginário, relacionadas à data. São vários números, animados com música emocionantes. Aliás, preciso abrir um parênteses para a música: a orquestra é sensacional e o trabalho deles faz toda a diferença na experiência.
Voltando aos números, eles são estrelados, basicamente, pelo Papai Noel, que aparece diversas vezes, conversando com o público e conectando um número ao outro, e pelas Rockettes. O Papai Noel é super bem-humorado e há atos em que ele mexe muito com o imaginário do público – quando leva dois meninos para sua casa no Pólo Norte, por exemplo. E as Rockettes, bem, elas são as estrelas do espetáculo todo. Para quem não está familiarizado, as Rockettes são uma companhia americana de dança. O grupo é, inclusive, mais antigo que o espetáculo. São 36 dançarinas e elas estrelam muitos números durante todo o show. Suas danças têm movimentos perfeitamente sincronizados – e o mais famoso, claro, é aquele onde elas levantam as pernas. Além disso, o figurino delas é um show à parte. De todos os números, o mais impressionante é o que elas fazem caracterizadas como soldadinho de chumbo – e o grupo é atingido por uma “bomba” e cai, em efeito dominó. O nome do número é Wooden Soldier Fall e ele está no repertório desde 1933 também! Outro número bem legal das Rockettes é um com sapateado – e, novamente, a sincronização é fantástica e perfeita. Também me chamou a atenção – de uma maneira positiva – a encenação do nascimento de Jesus. Independente de crenças religiosas, acho que a história é bonita e significativa e é encenada de uma maneira muito bonita!
Ver essa foto no Instagram
💥 BOOM 💥 Is this your favorite moment in the show? Let us know ⬇️
Uma publicação compartilhada por Rockettes (@therockettes) em
Outro destaque do Christmas Spectacular fica por conta da produção: cenários – muitas vezes usando tecnologia digital, com direito a efeitos em 3D – e luzes especiais deixam a experiência ainda mais linda e especial. Há um número em que as Rockettes passeiam pela cidade em um ônibus de turismo e a sensação que se tem é de que você realmente está acompanhando elas pelas ruas de Nova York.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Radio City Music Hall (@radiocitymusichall) em
Nosso veredicto? Gostamos muito! O espetáculo dura 1h30, sem intervalos. É uma experiência única e especial para quem curte o Natal – e acredito que seja mais especial ainda para quem esteja viajando, meio que completa a sua experiência na cidade nessa época, sabe? É o tipo de espetáculo que eu certamente levaria meus pais se eles vierem pra cá alguma vez nessa época. Mas, para mim, foi uma experiência de uma vez só! Um clássico que curti conferir de perto!
Ver essa foto no Instagram
Finishing touches ✨ @ESOSAfashion #ChristmasSpectacular
Uma publicação compartilhada por Rockettes (@therockettes) em
Agora, vamos a uns fatos interessantes sobre o espetáculo e as Rockettes?
- O Christmas Spectacular entra em cartaz no início de novembro e segue em apresentações diárias até dia 1 de janeiro.
- Para serem escaladas para o elenco das Rockettes, as dançarinas precisam dançar sapateado, jazz e balé.
- As Rockettes fazem sua própria maquiagem, trocam de figurino oito vezes em menos de 78 segundos e levantam as pernas, naquele movimento clássico, até 600 vezes por dia.
- Para a temporada 2019, as Rockettes ganharam um novo figurino. Desenhado por Emilio Sosa, eles levam 3,069 cristais Swarovski, em 11 tons.
- Centenas de mulheres fazem audições toda primavera para as 80 vagas do elenco (embora apenas 36 dançarinas se apresentem em cada show), e até mesmo as Rockettes que querem voltar para outra temporada precisam fazer re-audição, sem garantia de colocação.
- Mais de duas milhões de pessoas assistem ao espetáculo todos os anos.
- São necessárias mais de 250 pessoas para encenar o espetáculo. Há um elenco de 150 pessoas que inclui as Rockettes, cantores, dançarinos, músicos, patinadores (e muito mais!) E um elenco e equipe que prepara a produção antes de abrir a noite.
- Para comprar ingressos, clique aqui!
Os links apresentados no post são de afiliados – não custa nada a mais comprar por eles e você ajuda o meu trabalho!
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.