Muita gente viaja para Nova York na época de Natal e é impossível conter a comoção com esta época, certo? Eu, particularmente, sou uma apaixonada pela data – acho que gosto mais do que meu próprio aniversário! E, convenhamos, Nova York fica incrível em tempos de Natal – e acredito que muita gente fique ainda mais encantada por conta de tantos filmes que estão em nossa memória que se passaram na cidade. São tantas luzes, árvores, músicas… uma atmosfera mágica! Mas, se você quer aproveitar o clima de Natal por aqui e ir muito mais além do que a árvore do Rockfeller, recomendo um passeio pela região de Dyker Heights, no Brooklyn!
Essa região é famosa pelas casas super decoradas na época de Natal. São milhares de luzes coloridas e bonecos em várias residências, iluminando as ruas e atraindo vários turistas para a região. A tradição começou em 1986 e agora o local atrai cerca de 100 mil turistas todos os anos, que visitam o bairro para conferir este show de decoração de perto. As casas contam com aquele design tipicamente americano, que deixa tudo ainda mais charmoso. Nós estivemos lá no ano passado – e eu aproveitei para fazer alguns cliques, que compartilho agora com vocês.
Alguns fatos sobre o bairro:
- A população de Dyker Heights é de aproximadamente 40 mil pessoas, de ítalo-americanos.
- Uma casa na região custa de 700 mil dólares a 3 milhões e 300 mil dólares. Dyker Heights, por muito tempo, foi conhecida por ter as casas mais elaboradas da cidade.
- A tradição da decoração de Natal em Dyker Heights começou em 1984, há mais de 30 anos. Hoje, mais de 100 mil pessoas visitam o bairro todos os anos.
- Os custos para instalar e remover as decorações – quando feitos por uma empresa especializada – ficam entre U$3.000 e U$6.000. Sem contar gastos com a conta de luz. As duas empresas que cuidam da decoração são a B&R Christmas Decorators e Di Meglio Decorators. Eles chegaram até a dispensar alguns clientes para atender melhor os moradores de Dyker. As empresas costumam trabalhar durante o mês inteiro de novembro para concluir a decoração.
- Há rumores que algumas casas pagam até U$10.000 em gastos com eletricidade.
Algumas histórias:
Scarpa’s – a casa de Lucy e Angelo Spata, na 84th Street (acima), é a casa que supostamente começou a tradição há mais de 30 anos. É a casa com a décor mais extravagante. Lucy começou a decorar a casa depois que sua mãe morreu. Inclusive, o número de anjos presentes na decoração tem uma razão: honrar a memória dela. No começo, os vizinhos não gostaram muito da ideia de decorar a casa com tanta extravagância – e sabem o que ela disse aos vizinhos? Os incomodados que se mudem! Os vizinhos acabaram mudando de ideia e abraçaram o espírito natalino. A casa de Lucy é uma das mais extravagantes e conta com cerca de 20 mil luzes. A função para decorar a casa leva três semanas e inclui uma equipe para dar conta do recado. Sua conta de luz custa U$3500 por mês, em média.
Scarpa’s House – 1152 84th Street.
Polizzotto’s – essa casa é destaque em Dyker Heights por conta do Papai Noel gigante. O proprietário da casa, Alfred Polizzoto, contratou Lou Nasti, artista do Brooklyn conhecido por criar bonecos do tipo para vitrines de todo o mundo. Alfred queria trazer alegria para a vizinhança e o Papai Noel foi montado durante um período em que ele lutava contra um câncer. Infelizmente, Alfred faleceu e, quando isso aconteceu, todas as luzes de Dyker Heights foram apagadas por uma noite.
Polizzotto’s House – 1145 84th Street.
É certamente um programa bem legal para quem está na cidade no período das festas de Natal! Vale lembrar que não há uma data exata para os moradores começarem a decorar as casas. Geralmente, algumas luzes já aparecem depois do Thanksgiving (fim de novembro), mas o período em que você certamente vai encontrar várias casas iluminadas na metade de dezembro – e elas seguem assim até mais ou menos dia 6 de janeiro. Além disso, é melhor visitar o bairro durante os fins de semana, das 17h às 21h – pois as luzes são apagadas após este horário, geralmente. As casas estão localizadas entre a 11th Avenue e a 13th Avenue, da 83rd a 86th Street.
Para chegar lá, é preciso pegar o metrô – linhas D até a estação 79St ou R até a estação 86th St. Como a região fica afastada, é necessário pegar um ônibus – cheque o Google Maps para ver as linhas – a B1 faz o trajeto (se você usar o metrô R) – e descer na 13th Avenue.
Que tal conhecer a região com um motorista brasileiro? Todos os anos, eu e a Nyorquina (Paty) organizamos grupos para o bairro com motorista brasileiro! Você pode clicar aqui para reservar seu spot! Caso não encontre disponibilidade para sua data ou esteja pesquisando cedo demais, escreva para nyorquina@gmail.com
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.
Dyker Heights e uma comunidade Italiana com caraterísticas e charme das casas Histórico nessa área .
Olá Laura ,
Estarei em NY na semana do dia 18 a 24/11 e Gostaria de ver a decoração das casas Dyker Heights . Vi no blog que algumas luzes ascendem depois do Thankgiving, porém vc sabe se já estão decoradas ?
Obrigada
Isabelle
olá laura! adoro as suas dicas!! ja te sigo no insta e amo!
Vc teria algum lugar, onde eu possa jantar, proximo a Dyker? fastfood ou restaurante mesmo. obrigada e parabens pelo site! =*