O Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, é uma data bem importante no calendário americano – arriscaria dizer que é até mais importante que o Natal. Acontece sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro e, no dia seguinte, tem a famosa Black Friday. Trata-se de um feriado oficial, então, se você estiver em Nova York nesta época, é preciso ficar atento. Muitas lojas e restaurantes têm horário de funcionamento diferenciado nesse dia. No post de hoje, vou dar um panorama geral da data para te ajudar no seu planejamento!
O Thanksgiving é um dia para agradecer. Eu acho essa data bonita e significativa. A história mostra que a celebração aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos em 1621, em Plymouth, Massachusetts. A festa foi feita pelos peregrinos fundadores da vila para celebrar o fim do inverno e a boa colheita de milho. Apesar disso, já li que a origem da data envolve alguns outros fatos não tão louváveis – mas como não sou especialista no assunto, não vou me aprofundar no tema. Fato é que hoje a data representa gratidão e, ao contrário do que muitos falam, o Thanksgiving não tem cunho religioso. É um dos motivos que me fazem achar a celebração mais especial ainda.
Eu acredito que, quando moramos fora, entender e mergulhar na cultura daquele local ajuda na adaptação. No meu primeiro ano aqui, o Thanksgiving foi só um feriado sem sentido, para o qual não planejamos nada e passou em branco. À medida que os anos foram passando, fomos incorporando a tradição e a data foi tomando mais significado em nossas vidas. Hoje, pra mim, Thanksgiving é praticamente tão especial quanto o Natal – que sempre foi minha data favorita. No vídeo acima, eu mostro um pouco do Thanksgiving de 2018! Além disso, você pode clicar aqui e conferir minha pasta de receitas de Thanksgiving no Pinterest.
Se você mora nos EUA, fica o meu conselho: traga a data para a sua vida. Não precisa sair cozinhando tudo de um dia pro outro, mas comece a trazer o significado dela para a sua realidade. Aliás, tem outra dica: se você não cozinha, vários supermercados na cidade oferecem os pratos por encomenda, como o Whole Foods e o Fairway!
O que fazer no Thanksgiving em Nova York?
Algumas atrações pagas podem fechar nesse dia – mas, ao contrário do que muita gente pensa, há muitos pontos turísticos que funcionam no Thanksgiving. Abaixo, você confere uma visão geral do que funciona:
- Top of the Rock – clique aqui para comprar seus ingressos
- One World Observatory – clique aqui para comprar seus ingressos
- Empire State Building – clique aqui para comprar seus ingressos
- Gulliver’s Gate – clique aqui para comprar seus ingressos
Performances para assistir no dia de Thanksgiving:
- Radio City Christmas – Rockettes – clique aqui para comprar ingressos
- Broadway – poucos musicais terão performance no dia do Thanksgiving, dentre eles pode-se citar Fantasma da Ópera e Chicago. Clique aqui para ingressos (clique em comprar para checar disponibilidade de datas!)
Atrações fechadas no dia de Thanksgiving (somente na quinta-feira, nos dias posteriores tudo volta ao normal!):
Sistema de transporte: ônibus, metrô e NYC Ferry funcionam, mas seguem horários de fim de semana. A frequência pode ficar um pouco mais lenta, mas o sistema não para.
Lojas: observe que muitas lojas abrem nesse dia – porém, fecham mais cedo, por volta das 17h.
Macy’s Thanksgiving Parade
Esse é um evento de Thanksgiving clássico da cidade e famoso em todo o país. É um desfile anual que acontece todos os anos, na manhã de Thanksgiving e é apresentado pela Macy’s. O evento começou em 1924. O desfile tem duração de três horas, das 9h ao meio-dia.
O trajeto:
- O desfile começa na West 77th Street & Central Park West, às 9h da manhã. Nessa área, não há muita visibilidade;
- O trajeto continua pela Central Park West, até a 59th Street. Há muitos spots com boa visibilidade nessa parte do trajeto;
- Na 59th Street, o trajeto segue pela Central Park South, até a 6th Ave.
- O desfile desce pela 6th Ave, da 59th St até a 38th St – esse é um dos melhores trechos para assistir à parada
- O último trecho, na 6th Avenue entre a West 34th e a West 38th Streets tem visibilidade restrita.
Dicas:
- Há quem madrugue para assistir à parada! As pessoas costumam marcar presença a partir das 6h do lado oeste da rua no Central Park West das ruas 59 a 75. Se você preferir chegar mais tarde, talvez seja melhor seguir o caminho na 6th Avenue – o desfile chega a essa área por volta das 9h30. A organização não sugere assistir a partir da 6th Avenue entre as ruas 34 e 38 ou em frente à Macy’s Herald Square, que oferece uma visualização muito limitada devido à transmissão de televisão nacional.
- Agasalhe-se! Essa época do ano costuma ser bem gelada.
- Vista calçados confortáveis e prepare-se para ficar horas em pé.
Veja os balões sendo inflados
- Tão tradicional quanto o desfile é a tarefa de inflar os balões e você pode ver isso de perto do lado de fora do Museu de História Natural, das 13 às 20 horas da quarta-feira (um dia antes do desfile). Entre pela 74th Street e a Columbus Avenue. Os espectadores passam por um posto de controle de segurança e entram na área na 74th Street e no Central Park West; e saem na 81st Street e no Central Park West.
- Este evento atrai cerca de 1 milhão de pessoas ao longo do período de sete horas, todas atraídas pela oportunidade de ver os balões gigantes tomarem forma e ganharem vida. Sacos de areia e redes são usadas para ancorar os balões no lugar.
- Tente chegar à área de visualização mais cedo, pois esse é um tempo menos movimentado. Os balões começam a tomar forma por volta das 13h às 15h. Se você aparecer mais tarde, as multidões serão muito maiores, embora haja balões mais cheios para ver.
- A entrada para a área de observação termina às 20:00, portanto, garanta seu lugar antes disso.
Restaurantes
Vários restaurantes da cidade oferecem refeições especiais para a data. O ideal é clicar aqui e conferir as opções disponíveis no OpenTable. Eu decidi não listar nenhum restaurante, porque o que eu ia fazer vocês conseguem fazer também: acessar a lista, conferir o que os restaurantes vão oferecer de especial, o valor e ver se encaixa no meu orçamento, além, é claro de checar reviews, coisas que o próprio OpenTable já fornece. Dica: ao clicar em um restaurante para ver mais detalhes, cheque a área Specials, que é onde há detalhes sobre o cardápio de Thanksgiving. Se você quiser, também pode buscar o restaurante no Google e no Yelp para checar as avaliações. Lembre-se: Thanksgiving é tão ou mais especial que o Natal para os americanos, ou seja, não tem como ficar “pechinchando” muito o valor da refeição.
BÔNUS! O Bateaux vai oferecer cruzeiros de almoço e jantar no Thanksgiving, com preços a partir de U$99 por pessoa! Clique aqui para fazer sua reserva – e use o código LAURA10 para 10% de desconto!
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.