Eu ainda lembro da cena no meu quarto pequeno na casa dos meus pais: eu pegava as letras de músicas das minhas bandas favoritas, geralmente disponíveis nos encartes de CD’s – alô Hanson! – descolava meu mini dicionário Michaelis e meu caderno para anotações aleatórias e ia traduzindo, palavra por palavra, as minhas canções favoritas. Também lembro dos livros de inglês que minha mãe resgatou da casa da minha avó, usados por alguns dos meus tios. Isso, somado às aulas de inglês na escola pública que eu frequentei a vida inteira, foi o contato que eu tive com a língua. Hoje, depois de muitos anos, as coisas mudaram e nunca foi tão fácil aprender uma língua estrangeira de casa – principalmente o inglês. Como eu, de certa forma, ainda faço isso – já que falar uma língua estrangeira é um aprendizado constante, resolvi reunir neste post algumas dicas para turbinar o aprendizado do inglês sem sair de casa. Vamos conferir?
1. Aulas particulares com professores de inglês sem sair de casa – Cambly!
Se há anos atrás a gente só conseguia ter contato com um nativo através de um intercâmbio, hoje isso já mudou completamente por conta de plataformas como o Cambly! O Cambly é uma plataforma que conecta alunos com tutores de inglês do mundo inteiro. Flexibilidade é a palavra que define, já que:
- Há professores 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponíveis para dar aulas particulares de inglês.
- Se quiser algo mais programado, dá pra agendar a aula.
- Você é quem manda: dá pra escolher o dia, o horário, a duração da aula, o tutor.
- Dá também para selecionar qual o seu objetivo com as aulas , o que você deseja praticar, que tópicos te interessam;
- Precisa de uma forcinha com exames como TOEFL e iELTS? Tem professores pra isso também!
- Quer colocar os pequenos para estudar inglês desde já? Tem o Cambly Kids!
- Você pode fazer as aulas pelo computador – desktop – ou através do seu smartphone.
O Cambly oferece planos super flexíveis, com valores para todos os bolsos – que dependem da frequência de aulas que você deseja. É um excelente excelente custo/benefício considerando que os professores são de países como EUA, Canadá e Inglaterra e que as aulas são particulares. Há planos a partir de R$62 por mês.
Através deste link, usando o código NYFLASH, você tem um desconto de até 60% na contratação do seu plano com a Cambly (os planos variam conforme o número de aulas/mês e a duração de cada aula). Além disso, esse código dá direito a uma aula gratuita experimental – o que é ótimo para você testar a plataforma! – válido até dia 25 de dezembro! A aula experimental vale até o fim de 2022.
2. Assistir séries e filmes em inglês com legenda… em inglês!
Eu acho que talvez muitos já conheçam essa dica, mas eu acho sempre bacana reforçar. Eu comecei a ver séries em inglês com legenda em inglês depois de uma professora insistir muito. Dá uma insegurança e um medo no começo, mas uma boa dica é, por exemplo, assistir algo que você já tenha assistido antes ou começar com séries/filmes mais levinhos, sem histórias complexas, sabe?
A razão de assistir com legenda em inglês, pelo menos pra mim, é que a legenda em português vira meio que uma muleta – pra mim, é automático olhar pra legenda, sabe? Depois de um tempo, tentar ver sem legenda também é ótimo – às vezes a gente se subestima ou se apega porque não entendeu algumas palavras, mas o que importa é entender a mensagem. Hoje eu continuo deixando a legenda ligada – porque gosto de prestar atenção em novas palavras e também acabo treinando meu ouvido para pronúncia.
3. Livros
Tá aí uma dica ótima também – ler em inglês ajuda demais no enriquecimento do vocabulário. Aqui, vale investir em obras com histórias não tão complexas – caso seu inglês não seja avançado ainda – ou se desafiar com algo diferente. Uma coisa que vale lembrar é que livros não são taxados – então dá pra comprar pela Amazon internacional. Você pode, por exemplo, combinar com alguns amigos interessados e dividir o valor do frete – só uma ideia, claro. Também vale lembrar que em tempos digitais, quem tem Kindle nem vai ter esse problema. Por último e não menos importante, os audiobooks estão com tudo! Uma ótima maneira de fazer uma leitura intensa e que renda um excelente aprendizado é combinar a leitura do livro enquanto escuta o audiobook – se o seu orçamento permitir, claro.
Aproveitando o tópico livros, sabe uma coisa que eu gosto de fazer também? Ler em voz alta!
4. Podcasts
E já que a gente falou em audiobook, isso já puxa o gancho para… podcasts! Talvez você não tenha budget para investir em audiobooks, mas podcasts são gratuitos – não precisa nem ter conta paga no Spotify para tirar proveito das centenas de programas que existem em formato áudio. Histórias, entrevistas, investigação, comédia – tem podcast pra tudo, inclusive podcasts para quem quer aprender inglês. Só numa pesquisa rápida no Google encontrei muitos, dá uma olhada aqui. E o mais bacana é que você pode ligar um podcast quando estiver no transporte público ou dirigindo, ou quando estiver fazendo tarefas de casa, como cozinhar ou limpar. É uma ótima maneira de otimizar seu tempo e seu aprendizado!
5. Canais no Youtube
Tem tanto criador de conteúdo bacana oferecendo dicas de inglês no Youtube. Alguns exemplos são English Yourself, da Lilian Bittencourt, e a Carina Fragozo, só para citar alguns, porque há dezenas. Dá pra aproveitar muitas dicas e também é um tipo de conteúdo que, dependendo do formato do vídeo, dá para escutar enquanto você faz outra coisa. O bacana é que esses conteúdos também levam em conta as dificuldades que temos como brasileiros aprendendo inglês.
6. Scripts de TV/Cinema
E que tal uma dica nada convencional? Que tal brincar de se passar por algum personagem? Dá pra encontrar os roteiros de várias séries e filmes na internet e você pode acompanhando as cenas enquanto tenta repetir as falas e até imitar a pronúncia e entonação. É um tipo de exercício que pode ser muito prazeroso e que gera muito aprendizado, com um estímulo diferente de tudo que estamos acostumados. Neste site aqui você encontra vários scripts.
7. Aplicativos
Além de todas essas dicas, aplicativos como Duolingo e Drops são excelentes maneiras de aprender vocabulário de uma maneira leve e divertida. Esses aplicativos tem uma interface e um funcionamento de jogos, o que ajuda a manter o usuário engajado – nada mal quando estamos estudando, né? O bacana é que dá pra usar esses aplicativos a qualquer hora, de qualquer lugar. Alguns minutinhos por dia já ajudam bastante. Outro aplicativo excelente é o Elsa, que é focado somente em pronúncia.
Este post foi patrocinado pelo Cambly – todas as opiniões são minhas.
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.