Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que eu adoro explorar o estado de Nova York – se você clicar aqui vai encontrar vários posts com dicas de roteiros e atividades em diversas regiões do estado. Nossos destinos sempre ficam a no máximo 2h30min de New York City, mas, no último fim de semana, fomos mais longe. Estivemos em Lake Placid, bem no norte do estado – e pertinho do Canadá. Ficamos encantados com a área, fizemos muitas coisas legais e, neste post, vou dar sugestões do que fazer por lá! Nós viajamos numa quinta e voltamos no domingo, ok?
Lake Placid
Lake Placid é uma cidadezinha próxima ao lago que leva o mesmo nome, na região conhecida como Adirondack, no norte do estado de Nova York. Essa cidadezinha ficou conhecida por ter sediado os Jogos Olímpicos de Inverno duas vezes – uma em 1932 e outra em 1980. Apesar de já fazer bastante tempo da última vez em que o lugar sediou os jogos, Lake Placid ainda consegue tirar proveito disso em seu potencial turístico – muitas das coisas para se fazer na região tem a ver com as Olimpíadas. E tem mais: em 2023, Lake Placid será sede do World University Games.
Como chegar em Lake Placid
Saindo de Nova York, a melhor opção é alugar um carro. Desta vez, alugamos por uma locadora tradicional mesmo (para outras viagens mais curtas ou mais perto, usamos o Getaround). A Amtrack tem uma linha que também pode ser utilizada – a Adirondack vai para Albany e Montreal, e você pode pegar esse trem e alugar o carro depois, por exemplo. Recomendo fortemente o carro porque não tem como você se locomover na região sem ele!
Hospedagem – Whiteface Lodge
Sempre que fazemos essas viagens, ficamos em Airbnb. Desta vez, procurando por atividades na região, acabei descobrindo o Whiteface Lodge, um resort simplesmente maravilhoso. Há alguns resorts assim aqui pelo estado de NY e sempre tivemos vontade de experimentar algo do tipo e o Whiteface Lodge foi uma ótima escolha. Além do estilo rústico na decoração e da localização incrível, conta com diversos tipos de acomodações – nosso quarto tinha cozinha completa, dois banheiros, sala e até lavanderia! Também oferece uma programação diversificada para os hóspedes, com atividades como cinema e s’mores, além de contar com spa e dois restaurantes, piscina aquecida e muito mais! Ah, e a nossa reserva incluía também café da manhã. Foi uma escolha muito acertada e é um lugar muito aconchegante – principalmente para o outono/inverno! Também acho que famílias vão adorar o local!
O que fazer em Lake Placid
Cliffside Coaster
Esse foi o lugar que fez eu dar o pontapé inicial para planejar uma ida a Lake Placid. A Cliffside Coaster é a montanha-russa mais longa da América do Norte e foi inaugurada rano passado e ela é paralela à pista de trenó usada nos Jogos Olímpicos de Inverno no passado. São mais de 2km de distância! Os tickets custam U$55. Honestamente, eu não sou a maior entusiasta de montanha russa – morro de medo. Mas queria ir nessa por dois motivos – os trilhos passam pelo meio da vegetação da montanha – e essa época de outono é lindo! Além disso, na Cliffside Coaster é você quem controla a velocidade, então, é bem mais tranquilo, né? Nós simplesmente amamos a experiência – mas lembre que a vegetação de outono aparece mais cedo em Upstate, e a quando estávamos lá o pico já tinha passado. Mesmo assim, foi lindo demais! Repetiria a experiência com certeza.
The Wild Center
Fica em Tupper Lake, a uns 40 minutos de Lake Placid. Anteriormente conhecido como Museu de História Natural de Adirondacks, é um centro de história natural, cujo objetivo é educar os visitantes sobre a natureza e a vida selvagem que nos rodeia e sobre a vida dentro do Parque Adirondack. Esse lugar já existe há mais de dez anos, mas ganhou atenção nacional quando inaugurou o The Wild Walk. Essa atração é uma rede de pontes e plataformas que leva os visitantes do solo às copas das árvores e tem uma casa na árvore de quatro andares, pontes e uma teia de aranha de tamanho humano. O projeto levou nove anos para ser concluído. É como olhar a floresta de cima – o local proporciona experiência e vista fantásticas, além de educar sobre os animais que existem na redondeza. Tão legal! Outra experiência que famílias também vão curtir!
No museu do local, você aprende mais sobre a vegetação e animais da região – o The Wild Center inclusive resgata animais vulneráveis e abandonados.
Skyride
Esse “bondinho” fica ao lado da rampa de salto de ski. É incrível para conferir essa estrutura dos Jogos Olímpicos de perto e também, claro, para apreciar a vista. Infelizmente não conseguimos fazer esse passeio porque no dia que estivemos lá perdemos a última subida por 10 minutos. Mas pudemos ver a estrutura de perto e foi incrível! Veja mais detalhes aqui.
Mirror Lake
Não tem como visitar Lake Placid sem visitar o o Mirror Lake, o lago circuncidado pela cidadezinha. Há uma área com uma “praia pública” e espaço verde para caminhar e apreciar a vista, que é linda, especialmente no outono. Na mesma área, há um tobogã que é usado durante o inverno.
Olympic Museum
E claro que Lake Placid tem também um museu dedicado às Olimpíadas de Inverno e sua missão é contar ao mundo sobre o movimento olímpico e sobre a história dos esportes de inverno de Lake Placid para promover os valores do olimpismo para o maior público possível. O Museu fica no Centro Olímpico, o mesmo prédio que sediou os jogos em 1932 e 1980. Quando estivemos lá, o local estava fechado para reformas.
Lojas
Lake Placid tem uma rua principal com muitas lojas e outros estabelecimentos e passamos um dia por lá para conhecer algumas delas:
- Saratoga Olive Oil – essa loja é especializada em azeites de oliva – acho que eles têm pelo menos umas 20 variedades de azeites com as mais diversas infusões – e também vinagres balsâmicos. Além disso, há alguns temperos e também produtos como velas, sabonete líquido e loção corporal. A loja é linda e os azeites são deliciosos!
- Beef Jerky Experience – A Beef Jerky Experience não só oferece mais de 100 variedades de Jerky (uma espécie de carne seca), mas também uma vasta seleção de molhos picantes, molhos para churrasco, temperos. Para quem gosta de pimenta, tem das mais fracas até as mais fortes do mundo!
- Simpli Nature – além de produtos naturais, óleos essenciais e acessórios, tem velas artesanais com as mais variadas fragrâncias! Como amante de velas, obviamente trouxe uma pra casa!
Restaurantes em Lake Placid
The View
Esse é o único restaurante AAA Four Diamond de Lake Placid e o restaurante mais reconhecido na região – e também um dos mais movimentados. Abre para jantar e tem um menu americano contemporâneo e os pratos principais custam entre $33 e $55. A comida estava deliciosa! Nós pedimos mexilhões e uma sopa de couve flor (divina) de entrada, um risoto e um burger como pratos principais e dividmos uma sobremesa (cookie com sorvete). O ambiente do restaurante é sofisticado (inclusive: cheque o dress code no site) e é um ótimo local para uma ocasião especial.
Bitters & Bones
Esse restaurante fica em Saranac Lake, cidade do ladinho de Lake Placid, super gracinha. Esse é o tipo de restaurante que jamais chamaria a minha atenção se eu estivesse só passando em frente – mas os reviews e as fotos na internet nos convenceram a almoçar lá e que grata surpresa! Tem uma vibe rústica e um menu que mescla influências asiáticas e mexicanas, com sanduíches, flatbreads, bowls, saladas e mais. Nós pedimos os tacos de peixe e também um bowl coreano, arroz e carne. Além das porções super bem servidas, a comida estava muito bem preparada e super deliciosa. Para os amantes de cerveja, eles contam com uma boa seleção!
Twisted Carrot
No nosso último dia em Lake Placid, nós dirigimos até Plattsburgh, uma cidadezinha bem charmosinha, e acabamos almoçando neste restaurante, que tem uma pegada mais natureba e muitas opções vegetarianas e veganas. Comida fresca e opções criativas sem carne (não somos vegetarianos, mas evitamos consumir muita carne).
PS: vale lembrar que o resort onde nos hospedamos conta com dois restaurantes e nós jantamos duas vezes por lá mesmo, no Peak 47, que tem vibes e menu de pub, inclusive com uma variedade incrível de cervejas!
Gostaram do post? Foram dias delícia explorando essa outra região do estado! Tudo lindo demais!
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.