Uma das experiências mais “locais” de qualquer pessoa que visita Nova York é andar de metrô. Sempre digo que é no metrô que a verdadeira rotina novaiorquina acontece. Metrô sempre rende histórias engraçadas, performances interessantes e figuras excêntricas. Mas, além do fator entretenimento, não dá para negar o fator praticidade: o metrô tem uma cobertura incrível e funciona 24 horas por dia. E eu amo isso! Amo poder ir pra lá e pra cá de metrô, acho incrível. Óbvio que precisaria de muitas melhorias, mas eu tento focar no que é bom, principalmente depois de ter conhecido mais sobre a história do metrô, através da nossa visita ao New York Transit Museum.
Fundada em 1976, o New York Transit Museum é dedicado a contar e preservar as histórias do transporte de massa na cidade, um sistema que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. O museu fica localizado no subsolo, em uma autêntica estação de metrô, do ano de 1936, no centro do Brooklyn. Através de artefatos, fotos, vídeos e textos, o local conta a história do sistema de transporte de Nova York. Uma das exposições conta como foram feitas as construções na década de 20, quando o metrô começou a ser desenvolvido. Condições de trabalho precárias e acidentes marcaram o período. A exposição que eu mais gostei é a que mostra como a MTA gerenciou o sistema de transporte frente a diversas crises – como ataque de 11 de setembro, o furacão Sandy e um blackout que deixou a cidade sem luz. Com fotos e vídeos das épocas e depoimentos de funcionários da empresa, dá para reviver um pouco do que cada um desses episódios causou à cidade.
Na área da plataforma, dá para viajar pelo tempo, através dos trens de diversas décadas, e ver como tudo foi se modernizando. Amei ver os trens vintage! O interior preserva propagandas e mapas de cada época. Falando em propaganda, se você já veio para Nova York, sabe que sempre está veiculando alguma campanha sobre boas maneiras e etiqueta no metrô. E no New York Transit Museum tem uma sala que reúnve vários cartazes de campanhas antigas. Eu adorei! E além dos trens, tem também uma área menor, dedica aos sistema de ônibus. Dá até para embarcar e fingir que você é o motorista.
Já falei algumas vezes que não sou uma pessoa muito fã de museus, mas adorei conhecer mais sobre o sistema de transporte da cidade através do New York Transit Museum. É um programa diferente e incrível! Mas é preciso ter um bom entendimento de inglês porque há muito conteúdo para ser lido e escutado. Os ingressos custam U$10 (adultos) e U$5 (crianças acima de 2 e idosos acima de 62). O museu abre de terça a sexta, das 10 às 16h e aos sábados e domingos, das 11 às 17h.
Ah, e não poderia deixar de falar da loja de souvenirs do museu, cheia de produtos temáticos do metrô e da cidade de Nova York, com opções para todas as idades!
Endereço: Boerum Pl & Schermerhorn St. (tem uma Harmon pertinho!)
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.