Atire a primeira pedra quem nunca teve preconceito a respeito de hostel. Para quem não está familiarizado com o termo, um hostel é um tipo de acomodação que se caracteriza pelos preços mais acessíveis – e pela socialização dos hóspedes, com quartos e banheiros compartilhados. Um hostel acaba sendo a opção de quem viaja sozinho – pela possibilidade de conhecer novas pessoas – e de quem está com o orçamento apertado, mas não quer adiar os planos da viagem.
Como não é novidade para ninguém, hospedagem em Nova York é algo muito caro e, por isso, conversei com algumas meninas que já se hospedaram em hosteis da cidade, para saber um pouco mais da experiência delas.
Priscilla Grans – ficou no New York Budget Inn por 10 noites.
Endereço: 200 E 34th St – próximo à linha 6.
Valor que pagou na diária: U$55
UPDATE: o hostel fechou!
“Descobri o New York Budget Inn pelo site Hostel World. Pesquisei em vários sites como Booking, Google, mas nenhum me agradava. Procurei alguns apartamentos e quartos no Airbnb, mas tive um pouco de medo de ficar na casa de um desconhecido em outro país, então preferi um hostel mesmo. Quando encontrei este o que mais me atraiu foi a localização e por ficar próximo a uma estação de metrô. Estava com um pouco de medo e tinha um certo preconceito em relação à hostel. Já havia me hospedado em um no Rio de Janeiro e não tinha sido nada agradável, mas, como era minha única opção para conseguir viajar nas férias, decidi encarar. Chegando lá, eu me surpreendi com o atendimento. Cheguei muitas horas antes do check in e os funcionários foram extremamente atenciosos e guardaram minhas bagagens com etiquetas de identificação e eu pude dar uma volta pela cidade tranquilamente. Quando retornei, eles me explicaram como funcionava o local e fui para meu quarto. Dividi o quarto com mais três garotas. No quarto, havia duas beliches e quatro armários (aqueles pequenos de academia) onde cada um coloca seu cadeado, e um frigobar. O hostel oferece toalhas de banho, shampoo, condicionador e sabonete líquido em todos os banheiros, as camas são arrumadas todos os dias e os funcionários aspiram os carpetes diariamente também. Pela manhã (perto da hora do almoço) observei que os banheiros são lavados e de noite também. Além disso, há Wi-Fi em todos os andares e funciona super bem. Não há café da manhã, mas eles oferecem de cortesia às 8h alguns donuts, café e chocolate quente (mas é preciso correr porque são poucos). Os funcionários são bastante atenciosos e simpáticos. Sempre me perguntavam se estava tudo bem, se eu precisava de algo e informavam sobre a programação em turma que costuma fazer como pub crawl, baladas, karaokê…”
Saldo da experiência: Gostei porque me surpreendeu muito e porque pude conhecer pessoas de outras culturas e lugares. E, principalmente, porque não gastei muito e fiquei num local com excelente localização onde conseguia fazer tudo de metrô ou a pé e raramente usava táxi. E principalmente porque Nova York é simplesmente incrível e apaixonante!
A parte mais legal: conhecer pessoas de vários lugares do mundo e fazer amizade. Eu sou do tipo que adora conversar e fala até com as paredes, Rs. No meu quarto, tinham duas coreanas. Uma falava um pouquinho de inglês então a gente trocava dicas de passeios, mas a outra não flava nadinha! Mesmo assim eu dava um jeito de me comunicar, Rs.
A parte negativa: como eu já imaginava, é ter que dividir banheiro. Mas não é algo taaaaao ruim assim. É algo que você se acostuma e se torna normal em três, quatro dias.
Qual o seu conselho para quem pensa neste tipo de acomodação? Vá a fim de curtir a experiência, a viagem e pensando em economizar para gastar com passeios. Não fique com medo nem imaginando perigos que algumas pessoas que tiveram experiências ruins ficam falando por aí. Acho que a simpatia é fundamental para que você se dê bem com seus colegas de quarto.
Thais Rodrigues – ficou no Jazz on Columbus Circle por 10 noites.
Endereço: 940 8th Ave – próximo às linhas 1, A, B, C, D, N, Q e R.
Valor que pagou na diária: U$50.
Clique aqui para reservar o Jazz on Columbus Circle.
“Eu já estava em Nova York hospedada na casa de uma família e, infelizmente, a experiência estava sendo desastrosa e eu decidi que precisava sair de lá com urgência. Por sorte, acabei conhecendo uma brasileira que estava hospedada nesse hostel e me disse que ele era muito bom. Acabei indo conhecer e decidi passar o resto da viagem lá. O prédio é escondido e tem um entrada bem pequena (pouco maior que uma porta), mas é muito novo e bem espaçoso por dentro. Fiquei hospedada num quarto misto para 4 pessoas, que possuía duas beliches, quatro armários pequenos com trancas, além de uma espécie de sapateira. No meu quarto, também tinha uma sacada bem grande, com uma mesa e algumas cadeiras. O banheiro ficava dentro do quarto e era incrivelmente limpo. Entre a porta do banheiro e o quarto, há um cômodo com uma pia grande (duas torneiras), espelho e um secador de cabelo. Por fim, o hostel não oferece a opção de café da manhã mas tem uma máquina de café no corredor, onde os hóspedes podem pegar café, chá e chocolate quente de graça, sempre que quiserem. A internet também era grátis e eu vi algo sobre eventos de confraternização entre hóspedes realizados pelo hostel.
Saldo da experiência: Gostei muito! Sair da zona de conforto dos hotéis tradicionais e dividir o quarto com pessoas de todo o mundo é uma experiência única!
A parte mais legal: Conhecer pessoas e fazer amigos de culturas diferentes.
A parte negativa: O fato de as toalhas não serem trocadas com frequência.
Qual o seu conselho para quem pensa neste tipo de acomodação? Antes de fazer sua reserva, verifique se você está realmente disposto a dividir o quarto e o banheiro com estranhos, e, é claro, tenha certeza de que você é capaz de aceitar todo tipo de cultura.
Clique aqui para reservar o Jazz on Columbus Circle.
Clique aqui para reservar o YMCA West Side.
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.