Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
Vida Noturna

Além da Broadway: 7 experiências culturais em Nova York

A Broadway faz parte da alma de Nova York  – não dá pra negar. É aquele tipo de experiência que deixa a sua viagem mais mágica. Eu sou super a favor de que viagens sejam montadas, primariamente, com experiências – seja em restaurantes, seja em atrações gratuitas ou pagas, seja com performances – e menos com compras. Porque é disso que lembramos no futuro. E a Broadway tem isso. É único e parte da identidade cultural da cidade.

Mas, quando falamos de Nova York, há muitas experiências culturais e performances além da Broadway. Se você já riscou um musical da sua lista – ou quer enriquecer o seu roteiro com outras experiências, estará bem-servido! No post de hoje, sugiro 7 programas do tipo na cidade.

Circuito Off Broadway

O termo “Off-Broadway” surgiu no final da década de 1940 para denominar os shows produzidos nas ruas próximas à Broadway. Em 1956, a cena estava tão bem estabelecida que o TheVillage Voice criou o Obie Awards para reconhecer os trabalhos pioneiros. Hoje, o termo Off-Broadway se refere principalmente ao tamanho do teatro onde uma produção acontece – com espaço para entre 100 e 499 pessoas – e o uso de um sindicato específico. Inclusive alguns teatros Off-Broadway estão, geograficamente falando, na Broadway. 

Alguns dos shows mais famosos da cidade começaram (e assim continuam) como Off-Broadway. Muitos deles abriram novos caminhos, provando que os temas hip-hop, rock, marionete e tabu poderiam abrir caminho para o ouro das bilheterias. Avenue Q, Sleep no More, Blue Man Group e Jersey Boys são apenas alguns exemplos de produções Off-Broadway – ou seja, que acontecem em teatros menores.

A programação Off-Broadway é vasta e até mais intensa que a Broadway: são dezenas de peças e musicais em cartaz, dos mais variados gêneros.

Shows de comédia

Tá aí algo super novaiorquino: um show de comédia. É um programa super clássico entre os que vivem na cidade – além disso, muitos famosos começaram suas carreiras nos clubes de comédia da cidade, como Sarah Silverman, Chris Rock, Amy Schumer, Jon Stewart, Dave Attell e Jim Norton. Há vários lugares que promovem shows de comédia na cidade mas certamente um dos mais famosos é o Comedy Cellar – que conta com três clubes em West Village, um bairro super badalado e descolado da cidade. Sugiro fortemente fazer uma reserva com antecedência pela internet – e a entrada custa a partir de $14.  (depende do dia e horário do show). Os shows duram cerca de duas horas e há de 4 a 5 comediantes por show.

PS: bom lembrar que um show de comédia só vai ser interessante se você tiver um nível avançado de inglês.

Outros clubes de comédia que eu recomendo checar:

Jazz

O ritmo é tradição não só em Nova York, mas nos Estados Unidos e eu acho que é o tipo de programa que acaba acrescentando aquele toque diferente ao seu roteiro – principalmente se você gosta de música! Há vários locais para escutar jazz na cidade. Para uma experiência completa, recomendo demais o Jazz at Lincoln, no Columbus Circle, que conta com várias salas e muitas apresentações de jazz, em vários dias da semana. A programação é intensa e o lugar é um clássico. A dica? Escolha um show na Appel Room.  O motivo? A vista incrível para o Central Park.  O preço varia – a partir de U$35 e vale cada centavo. Veja o calendário no site.

Para outra experiência super legal, recomendo o Red Rooster – um restaurante especializado em culinária do sul dos Estados Unidos – ou Soul Food – que costuma ter jazz ao vivo. Você pode fazer reserva aqui e checar quando há performances de jazz.

Além disso, vale checar também o Cellar Dog – antigo Fat cat – bar que conta com várias mesas de jogos, como sinuca e pingue pongue e tem performances de jazz ao vivo. Cheque a programação aqui!

Balé

Curte dança? Que tal um espetáculo de balé? O New York City Ballet é provavelmente a cia de balé mais famosa na cidade, com apresentações no Lincoln Center. Um de seus espetáculos mais clássicos e procurados é o George Balanchine’s The Nutcracker, na temporada de Natal.  O calendário do New York City Ballet tem quatro temporadas: inverno (do final de janeiro a início de março), primavera (do final de abril a início de junho), outono (entre meados de setembro e meados de outubro) e George Balanchine’s The Nutcracker (do final de novembro ao final de dezembro).

Além do New York City Ballet, também dá pra checar as apresentações do Dance Theatre of Harlem.

NY Philharmonic

Apreciadores de música clássica precisam conferir uma performance da Orquestra Sinfônica da cidade. É uma das principais orquestras americanas popularmente conhecidas como “Big Five”. Os espetáculos são diversos incluindo clássicos como Mozart e Bethoven e até alguns baseados em filmes! Você pode checar a programação clicando aqui.

Teatro imersivo

Por que se contentar em ficar na platéia se você pode entrar na história? Essa é a proposta dos teatros imersivos. Certamente o mais famoso deles em Nova York é o Sleep no More. Não espere um palco com plateia. Você é livre para andar de forma independente e acompanhar os membros do elenco como desejar. Cada ator conta sua própria história, com outros atores contando histórias interconectadas simultaneamente em outras salas e outros andares. Você não pode assistir tudo, ou seja, a experiência de cada uma das pessoas será única. A trama é inspirada em Macbeth, de Shakespearee tudo rola no The McKittrick Hotel, um prédio com galpões.

Show de mágica

Yep, você não leu errado. Há alguns shows de mágica em Nova York e eu já tive a oportunidade de confeirr dois deles. Um é o The Magician at Nomad, que é simplesmente incrível! Eu escrevi um post no blog a respeito e você pode conferir aqui. Eu sei que no momento as performances estão em pausa, mas espero que ele retorne em breve! Além disso, recomendo demais o show de mágica do McKittrick Hotel, mesmo local que rola o Sleep no More – esse espetáculo é bem intimista e conta com vários mágicos executando diferentes números. Saiba mais aqui.

Gostaram? Recomendo demais também checar a página do Fever! Além de experiências e exibições originais, há espetáculos e outras performances disponíveis. Vale navegar e conferir o calendário de eventos.


Leave a Response