Visto EB-2 NIW: tudo que você precisa saber sobre o visto que é um caminho direto para o Green Card
Quando se fala em imigrar para os EUA, são vários os caminhos disponíveis – todos os anos, o país emite milhões de vistos para pessoas que vislumbram um futuro na terra do Tio Sam: estudantes, trabalhos temporários, realocações… Porém, apesar de os vistos serem um caminho de entrada, quando a ideia é morar nos EUA a longo prazo, o Green Card é o documento que faz os olhos de todo imigrante brilharem. O Green Card – ou cartão de residência permanente – permite, como o nome sugere, que a pessoa viva permanentemente nos Estados Unidos, sem limitações de tempo (seguindo as regras de residência), o direito de poder trabalhar em qualquer lugar nos EUA, em quase qualquer tipo de emprego (exceto algumas funções governamentais e federais) e a elegibilidade à cidadania americana.
E, quando se fala de Green Card, muita gente acha que só é possível conseguir este documento casando-se com um cidadão americano ou através da empresa onde você trabalha. Mas você sabia que existem outros caminhos? O visto EB-2 NIW oferece uma rota para aqueles que têm habilidades excepcionais e querem residir nos EUA sem a necessidade de patrocínio de uma empresa. Traduzindo em miúdos: é um caminho para o Green Card definido pelo seu currículo, cujo investimento pode vir de você. Ou seja, você, como indivíduo, pode dar entrada no seu processo de Green Card.
O que é o Visto EB-2 NIW?
O EB-2 NIW é um visto voltado para profissionais altamente qualificados que podem demonstrar que suas habilidades e contribuições são de interesse nacional para os EUA. A grande vantagem desse visto é a dispensa da necessidade de uma oferta de trabalho específica. Ou seja: você não depende de uma empresa para patrocinar sua imigração — você mesmo pode iniciar o processo. Isso é possível porque o candidato está pedindo uma dispensa (“waiver”) com base no interesse nacional dos EUA.
Isso faz do EB-2 NIW uma excelente opção para profissionais qualificados que desejam mais flexibilidade no processo de imigração. Num processo tradicional, o processo tem muito mais etapas.
- Primeiro, você precisaria encontrar empresas que patrocinem vistos de trabalho e que tenham vagas relacionadas à sua área;
- Depois, você precisaria passar por todo o processo de entrevista e torcer pro final feliz: passar no processo e ser contratado;
- Aí, começa o processo de visto de trabalho – há várias categorias;
- Uma vez que você tem o visto de trabalho, você fica, de certa forma, atrelado a esta empresa. E aí, depois de um tempo, dependendo da política da empresa, eles podem aplicar pro seu Green Card.
Foi o que aconteceu comigo e com o Thiago…
Nossa história de imigração e o longo caminho para o Green Card
A nossa trajetória pessoal com o Green Card foi longa e, por muitos momentos, exaustiva. Vou tentar resumir abaixo:
- Quando nos mudamos para cá pela primeira vez em 2014, viemos com um visto de trainee, que nos permitiu uma estadia de 18 meses, e não podíamos estender esse período ou aplicar para o Green Card com esse visto. Antes de o visto expirar, a empresa para a qual meu marido trabalhava começou o processo para o visto de trabalho, conhecido como H1B.
- Naquela época, o período de “applications” abria em abril — então eles começaram a papelada três meses antes. Mas a imigração emite apenas um número limitado de vistos de trabalho todos os anos — e, como há mais inscrições do que vistos, eles realizam um sorteio. Fomos sorteados.
- Com o visto H1B em mãos, passamos a ser elegíveis ao Green Card. Mas Thiago não quis pedir isso logo de cara, afinal, eles tinham acabado de pagar pelo visto de trabalho.
- Minha situação, por outro lado, se complicou: como dependente do novo visto dele, eu não tinha direito a uma permissão de trabalho.
- Um ano depois, Thiago decidiu que era hora de mudar de emprego. Mesmo sabendo que uma mudança de empresa naquele momento significaria adiar o Green Card, eu o apoiei. Ele conseguiu um emprego em outra empresa, o que nos colocou no ponto de partida do processo, já que a nova empresa só começaria a aplicação para o Green Card depois de um ano, dependendo do desempenho dele.
- 14 meses depois de ser contratado nesta nova empresa, nosso processo de Green Card finalmente foi iniciado. 3 anos e meio após mudarmos para os EUA. E esse processo demorou quase 3 anos para ser concluído.
Foi uma longa jornada sem respostas imediatas — um exercício de paciência. Quando descobrimos o visto EB-2 NIW, minha primeira reação foi de surpresa — eu nunca tinha ouvido falar sobre essa possibilidade. Mas, felizmente, já estávamos com o nosso Green Card em mãos. Porém, se soubéssemos disso no passado, certamente teríamos dado início ao processo, para ter mais autonomia – pois, no fim das contas, o processo é seu.
Requisitos para o EB-2 NIW
Para se qualificar para o EB-2 NIW, o candidato deve atender a alguns requisitos básicos:
- Provar que possui habilidades excepcionais na sua área de atuação ou que possui um diploma avançado (mestrado, doutorado, etc.).
- Demonstrar o fato de ele imigrar para os EUA será de interesse nacional para o país, o que geralmente envolve mostrar como sua presença no país trará benefícios econômicos, educacionais, ou culturais.
- Apresentar evidências de que a sua qualificação justifica a dispensa da certificação de trabalho (o processo pelo qual as empresas têm de provar que não há americanos qualificados para uma determinada vaga e que acontece nos outros pleitos, como o que nós passamos).
- Para você entender melhor, nos EUA um profissional com bacharelado + pelo menos 5 anos de experiência em sua área, pode ser considerado um profissional acima da média e, portanto, elegível a esse pleito.
Vantagens do EB-2 NIW
- Você não precisa de uma oferta de trabalho ou de um patrocinador. Diferente de outros pleitos, onde a empresa precisa provar que não existem americanos qualificados para a vaga, o EB-2 NIW permite que o candidato aplique por conta própria, o que traz muito mais independência e flexibilidade para o imigrante.
- Uma vez que o processo é aprovado, o visto EB-2 NIW não prende o imigrante a uma única empresa. Você tem liberdade para mudar de emprego ou desenvolver sua carreira sem comprometer seu status de imigração, ao contrário de outros vistos de trabalho, como o L ou o H-1B, que vinculam o seu visto ao empregador, tirando a liberdade e flexibilidade.
- Além disso, trata-se de um pleito acessível a candidatos de diversas áreas de atuação, incluindo ciência, medicina, tecnologia, negócios, educação… tudo depende de o profissional conseguir demonstrar que suas habilidades são de interesse nacional para os EUA – daí a importância de contratar um serviço especializado nisso.
A D4U Immigration – Consultoria Imigratória EUA e Europa – EB2NIW é uma assessoria imigratória completa, que te ajuda a conquistar os vistos de turista, trabalho, estudante e residência permanente para os Estados Unidos. Com 9 anos de história e 11 mil clientes beneficiados, a D4U foi eleita três vezes consecutivas a melhor assessoria imigratória dos EUA e América Latina pelo Legal Awards. Tenha seu currículo analisado gratuitamente para verificar sua elegibilidade – escreva para info@d4uusa.com
Quer entender mais? O vídeo abaixo pode ajudar!
Dúvidas mais comuns sobre o EB2-NIW
Quais são as provas e requisitos exigidos? Pode dar alguns exemplos?
Para comprovar sua elegibilidade, é necessário apresentar uma variedade de documentos e evidências. Isso pode incluir desde publicações em revistas científicas a projetos de relevância internacional até cartas de recomendação passando por prêmios ou menções significativas, entre outros. Cada caso é único e um time especialista vai te ajudar a listar as provas mais relevantes para o seu caso.
Quanto tempo demora para o processo ser concluído?
O tempo de processamento para o visto EB-2 NIW varia, entretanto, em linhas gerais, leva entre 12 e 18 meses. Claro que isso depende do volume de pedidos e do serviço de imigração.
E a minha família também recebe o Green Card?
Sim! Toda a família — cônjuge e filhos menores de 21 anos — têm direito ao Green Card. Ou seja, o investimento no processo beneficia a todos, o que torna essa uma ótima opção para quem não quer deixar ninguém pra trás.
Gostou das informações? Ficou interessado na possibilidade de imigrar para os EUA? Tá curioso para saber sobre sua possível elegibilidade?
A maneira ideal de descobrir o melhor caminho para o seu caso é consultar um profissional. A D4U Immigration é uma empresa especializada em processos imigratórios, com expertise em vários tipos de vistos como o EB-2 NIW. Você pode entrar em contato por meio do e-mail info@d4uusa.com e enviar seu currículo. Eles fazem uma análise gratuita para identificar sua elegibilidade. Não esqueça de mencionar que você viu sobre eles aqui no blog!
Quer trocar uma ideia com quem já passou por esse processo?
Como o EB-2 NIW se trata de um investimento de tempo e dinheiro, eu entendo que role muitas inseguranças. Por isso, esses são clientes da D4U Immigration que se colocaram à disposição para conversar a respeito do processo de Green Card. Fique à vontade para entrar em contato com eles!
- Allan Pavanatti: +1 (561) 402-1695 | Profissão: Técnico em segurança do trabalho (Aplicou para o EB-2 NIW)
- Fernando Diniz: @diniz no Instagram | Profissão: Músico (Aplicou para o EB-1)
Além disso, você pode ouvir o episódio abaixo, com uma cliente da D4U Immigration:
Post patrocinado pela D4U – todas as opiniões são minhas. A ideia de incluir contatos de clientes da empresa partiu de mim, justamente para oferecer uma referência para vocês!
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.