Sempre falo e reitero sobre como Nova York é uma cidade rica em termos de gastronomia. São restaurantes das mais variadas cozinhas, além de conceitos diferenciados, sem contar a comida de rua. Além disso, há muitos mercados gastronômicos incríveis – de praças de alimentação até espaços especializados em determinadas cozinhas. No post de hoje, quero destacar cinco deles que valem super a visita, pois permitem que você viaje pelo mundo através da comida sem sair de Nova York.
Eataly
Provavelmente não é novidade nesta lista, mas não poderia ficar de fora, já que é, certamente, o precursor dos mercados gourmet temáticos. Como o nome sugere, o Eataly é especializado na cozinha italiana – e já conta, inclusive, com unidade em São Paulo. Aqui em Nova York, são dois endereços. Conta com restaurante de massas e pizzas e também de carne, além do rooftop Birreria, que muda de cardápio e decoração conforme a temporada. O Eataly ainda conta com bar de vinho, café, sorvete e estação de doces. E, claro, dá pra fazer compras de produtos importados italianos – tem de tudo: azeites, molhos, biscoitos, chocolates, utensílios, uma perdição. Há também massas frescas, além de frutas e verduras.
Uma dica mais insider: vale demais checar o calendário de eventos do Eataly – sempre há aulas e eventos especiais; quem ama gastronomia com certeza vai curtir.
Endereço: 200 5th Ave / 101 Liberty St 3rd Floor.
Le District
Localizado no Brookfield Place, em Downtown, o Le District celebra a culinária francesa. São 4 restaurantes: Liberty Bistro, que é uma brasserie francesa clássica com pátio e vistas para o Hudson River; L’appart, com estrela michelin e menu sazonal que muda mensalmente; Le Bar, com drinks artesanais e carta de vinhos, e o Bar a Vin, com 32 vinhos rotativos e harmonizados com mais de 200 queijos e charcutaria caseira. Além disso, o Le District conta com estação de crepes, cafeteria e mercado – dá pra comprar queijos, biscoitos e outras delícias.
- Saiba mais.
- Endereço: Brookfield Place, 225 Liberty Street.
Mercado Little Spain
Projeto do renomado chef Jose Andres, o Mercado Little Spain fica no Hudson Yards. A área ampla conta com 10 quiosques de comida rápida, no melhor estilo praça de alimentação, que vendem tapas espanholas, churros, queijos e paellas, um mini mercado com produtos importados da Espanha e mais 4 restaurantes com serviço de mesa, com menus de frutos do mar, carnes e tapas. Uma verdadeira celebração da deliciosa culinária espanhola!
- Saiba mais clicando aqui.
- Endereço: 10 Hudson Yards.
Japan Village
Acredito que esse seja o menos conhecido dentre os turistas e até os locais – talvez pelo fato de que ele fique localizado no Brooklyn, mais precisamente no complexo Industry City. O Japan Village conta com 10 restaurantes que trazem o melhor da culinária japonesa, incluindo sushi, ramen, comida de rua, pães e bolos japoneses, drinks e muito mais! Outro destaque do Japan Village é o Sunrise Market, um supermercado japonês que tem tudo que vocês podem imaginar: doces, condimentos, congelados e até mesmo uma seção de cosméticos. Além disso, o Sunrise Market também conta com uma variedade de autênticas cozinhas japonesas, incluindo um mercado de tofu com tofu caseiro, yuba e leite de soja. O açougue japonês, operado pela Japan Premium Beef, tem carne wagyu e washugyu. No mercado de frutos do mar, há sushi e frutos do mar frescos.
- Saiba mais clicando aqui.
- Endereço: 934 3rd Ave, Brooklyn.
Tin Building
Apesar de o Tin Building não ser focado em só uma gastronomia, achei que valeria incluí-lo porque ele é assinado pelo renomado chef Jean-George e é um paraíso para qualquer pessoa que ame comer! Conta com 12 restaurantes – 6 fast-casual e 6 com serviço de mess. Tem pizza, frutos do mar, cozinha vegana, cozinha francesa, cervejas, doces… são muitas opções que é até difícil escolher! Tem também mercado: dá pra comprar frutas e verduras, carnes, frutos do mar, além de muitos produtos locais.
Aliás, a história por trás desse projeto é muito bacana. O Tin Building foi originalmente inaugurado em 1907 e era ocupedo pelo Seaport Fish Market (mercado de peixes) que depois mudou pro The Bronx. Com o furacão Sandy, a área foi afetada e o prédio também. Em 2018, como parte de um projeto de redesenvolvimento, o Tin Building foi reconstruído e realocado num local mais ao leste do original, como medida contra condições climáticas extremas. Quem ama gastronomia não pode deixar de conferir!
- Saiba mais clicando aqui.
- Endereço: 96 South St.
Gostaram do post? Já conheciam todos esses locais?
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.