Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
lifestyle

Morando em Nova York: lavanderia, faxina e alimentação

Já compartilhei aqui no blog sobre o nosso apartamento em Nova York – você pode clicar aqui e conferir o tour fotográfico mostrando mais detalhes sobre ele e também clicar aqui para ver o tour em vídeo. Hoje quero falar um pouco sobre a nossa rotina de limpeza e organização. Muitas coisas são diferentes entre morar em casa e morar em apartamento – e muitas outras coisas são diferentes quando a gente mora em uma cidade como Nova York. Nos últimos anos, acho que a gente otimizou muito a organização da casa e tarefas no geral no sentido de economizar tempo.

Vejam bem: eu e o Thiago priorizamos, dentro da nossa realidade, tudo que traz mais praticidade à nossa vida e faz com que sobre mais tempo pra gente fazer aquilo que a gente gosta. Essa é a nossa filosofia.

Vou dividir o post por tópicos!

Lavanderia

Eu já comentei em diversas ocasiões que não são todos os apartamentos que contam com máquina de lavar e secar roupas. Por isso, ao procurar um apartamento na cidade, existem três possibilidades: unidades que contam com as máquinas dentro, unidades que não têm – mas há lavanderia no prédio, para uso dos moradores ou unidades sem nenhuma dessas opções. E, acredite, isso é mais comum do que se imagina. Você pode, por exemplo, encontrar apartamentos com máquina de lavar louça mas sem máquina de lavar roupas. Na realidade, a máquina de lavar louças é muito mais “normal” do que a de lavar roupas. Nós já tivemos as três situações: no primeiro apartamento que moramos, havia lavanderia de uso comum do prédio em todos os andares. Já no segundo, não havia nada e tínhamos que usar serviços de lavanderia. E, agora, no nosso atual, temos máquina de lavar e secar dentro do apartamento. A gente cuida dessa função geralmente duas vezes na semana: uma para lavar os lençois e toalhas de banho e outra para lavar as roupas da semana.  

Dizem que um dos sinais de que você venceu na vida em Nova York é quando você conquista seu apartamento com máquina de lavar e secar. Brincadeiras à parte, tudo é uma questão de prioridades. Conheci pessoas que mesmo tendo os equipamentos em casa, preferiam pagar por serviços externos. Como eu falei: prioridades.

Serviços de lavanderia

Quando nós não tínhamos lavanderia em casa, começamos a usar a lavanderia self-service mais próxima de nós. Essas são aquelas lavanderias que todo mundo vê nos filmes e seriados e, como o nome sugere, é você que tem que fazer tudo. Por meio de moedas ou cartão, você programa a roupa para lavar e depois pra secar – tem que levar os seus produtos (muitas lavanderias também têm para vender); a cobrança é feita por intervalo de tempo. Lavar a roupa nessas lavanderias é muito divertido no começo, quando tudo é novidade. A verdade é que depois de um tempo passa a ser um saco andar com as roupas pra lá e pra cá – sem contar que seu tempo fica comprometido. Depois de algumas semanas, Thiago sugeriu que usássemos um serviço de drop-off – outro conceito de lavanderia, onde você leva suas roupas, deixa lá, e pega no outro dia. Nesse caso, a cobrança é por peso. Sim, obviamente é mais caro, mas na época o Thiago falou pra mim: o teu tempo vale mais. Como podíamos pagar, fizemos sempre drop-off até nos mudarmos daquele apartamento. Mas, confesso: não estava 100% satisfeita com os serviços daquela lavanderia e, se não tivéssemos nos mudado a gente começaria a usar o Laundryheap.

Laundryheap

Gosto de explicar a Laundryheap como um “uber de lavanderia”. Fundada em 2014, é uma empresa líder em serviço de lavanderia e lavagem a seco sob demanda, com coleta e entrega gratuitas, em até 24 horas. Funciona assim: você baixa o aplicativo, seleciona os serviços (lavagem, lavagem a seco e passar), escolhe a data e horário de coleta e pronto. A Laundryheap busca as roupas na sua casa e também entrega na sua casa, sem cobrança extra, e em 24 horas. Aqui em casa, como eu falei, temos a máquina de lavar e secar, mas usamos o app para outros serviços como lavagem a seco – especialmente para nossos casacos de inverno, nossa eles ficam novos! É muito conveniente e poupa um tempão – sem contar que dá pra acompanhar tudo pelo aplicativo – e a gente não precisa se preocupar em levar ou buscar as peças. É bem aquele negócio de: uma coisa a menos para se preocupar, sabe? Se um dia a gente vier a morar novamente em algum apartamento sem lavanderia, definitivamente essa será nossa escolha para as roupas sujas.

Além disso, acho que a Laundryheap pode ser um ótimo serviço para quem está de passagem pela cidade e precisa de roupas limpas – afinal, tempo é algo que não pode ser desperdiçado durante uma viagem à Big Apple.

  •  Ah e tem mais! Além de Nova York, a Laundryheap atende as cidades de Londres, Birmingham, Manchester, Coventry, Amsterdã, Rotterdam, Haia, Doha, Cidade do Kuwait, Dublin, Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Cingapura, Boston, San Francisco, San Jose, Copenhague, Estocolmo e Manama.
  • Use o código LA10LH para U$10 off no seu primeiro pedido na Laundryheap.

Limpeza do apartamento

Você já deve ter ouvido falar que a contratação de serviços aqui nos EUA é cara, quando comparamos ao Brasil. Na real, hoje em dia eu nem gosto de me referir a serviços como caros – eu acho que o que acontece é que no Brasil esses profissionais recebem menos do que merecem. Aqui não existe muito a cultura de empregada doméstica – mas há sim quem contrate alguma ajuda semanal ou quinzenal por exemplo. Muitas pessoas citam isso como um “choque” ao morar fora, outras sempre falam de tudo que tiveram que aprender a fazer. Esse ponto, preciso dizer, foi um pouco diferente pra mim. Minha mãe nunca teve empregada doméstica, fazia tudo em casa e não perdeu a chance de nos envolver nas tarefas quando teve chance haha. Quando saí de casa para fazer faculdade e fui morar em outra cidade, eu já sabia como era o funcionamento de um casa… e o mesmo aconteceu aqui em Nova York. Pois bem, só que a vida vai se tornando cada vez mais corrida e o que eu percebo é que aqui existem muitos produtos para tornar essa rotina mais prática.

Quando o assunto é limpeza, nosso mantra é: quanto mais automatizado, melhor!

À medida que os anos foram passando, fomos investindo em soluções de limpeza que estivessem alinhadas com as nossas prioridades, ou seja: economizar o nosso tempo. Nosso primeiro investimento foi no Roomba, o aspirador robô. Ou seja, é um aspirador que faz tudo sozinho. Ele tem uma base, onde fica carregando a bateria, e, quando você liga, ele sai andando pela casa, limpando tudo. O Roomba é inteligente: ele sabe desviar de móveis, detecta escadas, sobe em tapetes (não tão altos) e vai embaixo de muitos móveis. Além de ser ótimo para limpar poeira e cabelos, também é excelente para quem tem gatos ou cachorros (leia-se pelos). Além disso, você pode programá-lo para que ele faça a limpeza em determinado horário. Depois que ele acaba, ele volta para a base sozinho. É ou não é uma maravilha? Obviamente que ele não substitui uma faxina, mas acho que é uma ajuda e tanto na manutenção da casa! Ele fica trabalhando enquanto eu faço outras coisas – inclusive ele está aspirando a casa agora, enquanto eu estou escrevendo este post. Percebem qual a grande sacada? Minha dica: ao invés de deixar ele livre pela casa, eu “tranco” ele nos cômodos e deixo ele trabalhando até parar sozinho. Assim, ele faz uma aspiração mais eficiente.

Depois de alguns anos com o robô aspirador, eu descobri que também existem os robôs de passar pano. Ensaiamos a compra por anos – confesso, eu tinha minhas dúvidas sobre o real funcionamento deles. Depois de mudarmos para esse apartamento atual e de assistirmos muitos vídeos de resenhas no Youtube, decidimos comprar o Braava, também da iRobot, mesma marca do Roomba. Ele passa o pano seco e molhado. Após usarmos e curtirmos o resultado, decidimos comprar mais um, pois a bateria dele dura menos que a do aspirador, e assim otimizar a limpeza. Então, toda semana passamos o robô aspirador e depois o robô com pano seco e molhado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bona (@bonafloorcare)

E assim mantemos a casa limpa – também passamos o aspirador no quarto e banheiros outros dias da semana para ajudar nessa manutenção. Além disso, de tempos em tempos fazemos uma limpeza mais pesada, usando o Bona Hardwood Floor Premium Spray Mop – é um rodo com pano de tecido, reutilizável e lavável e com espaço para colocar água e produto de limpeza. Ele tem uma válvula para borrifar o líquido no chão. Uma maravilha – e sem desperdício! Sem contar que é super prático porque também exclui aquela função de ficar pra lá e pra cá com balde. De novo: nosso lema é praticidade! Clique aqui para comprar.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dyson (@dyson)

Por último e não menos importante, nosso último investimento foi na Black Friday, quando compramos o Dyson V8 Absolute. Uma amiga havia comprado – e ela também tinha o aspirador robô – e falou tanto que eu me convenci. “Mas, como assim, Laura, então você não curte o aspirador robô?”. Calma! Adoro a praticidade do robô. Mas haviam cantinhos, móveis e pequenos acidentes os quais o robô nã conseguia limpar, por isso achamos melhor ter também outro aspirador mais portátil. E bota portátil nisso. Praticidade é nosso lema, lembram? O Dyson V8 Absolute funciona sem fio – é só tirar da base e usar. Sem contar que ele vem com vários apetrechos que permitem que ele seja usado em diversas cirunstâncias – desde aspirar o chão até uma mesa. Além disso, o poder de sucção é incrível. 

Mais alguns hábitos de limpeza

  • Acho que vale destacar algumas circunstâncias quando falamos da limpeza do nosso apartamento. Para referência, ele tem cerca de 90 metros quadrados. Nós não temos filhos nem pets. 
  • Ninguém entra de sapatos em casa. Temos uma área na entrada para tirar e colocar os sapatos – e chinelos e pantufas para uso exclusivo em casa.
  • O que é sujeira? O que é estar sujo? O que é estar limpo? Aqui em casa, estamos falando de pó, cabelos e farelos de comida. Mantemos nossa casa limpa, mas não somos neuróticos de viver esfregando e lustrando. Acho que existe um padrão de limpeza que também aprisiona as mulheres. 

Refeições

Apesar de eu e o Thiago amarmos sairmos para comer, esse é um tipo de programa que fica mais restrito aos nossos fins de semana. Durante a semana, cozinhamos nossas próprias refeições e adquirimos alguns hábitos e uma rotina de organização para que possamos ter almoços e jantares saudáveis, mas sem muito trabalho, afinal, ambos trabalhamos, e, principalmente o almoço, precisa ser algo prático de ser preparado. Aí vão alguns dos nossos hábitos – vai que eles podem inspirar vocês:

  • Mantemos muita coisa congelada como feijão, arroz integral, grão de bico, lentilha e quinoa. Vamos cozinhando esses grãos à medida que eles vão acabando. Usamos nossa Instant Pot – é uma panela multiuso que cozinha na pressão e também serve como panela de arroz e panela normal.
  • Uso o Pinterest para pesquisar e salvar receitas práticas. Faço pastinhas e vou salvando aquilo que fecha com nossos gostos. Também uso o Pinterest para procurar receitas específicas, por exemplo, digamos que eu tenho lentilha cozida e quero criar alguma coisa… eu pesquiso por receitas com lentilhas por lá. Dica: se você entende inglês, procure também por receitas em inglês!
  • Quando dá, planejamos as refeições da semana no domingo – separamos aquilo que gostamos no Pinterest e já aproveitamos para listar o que precisamos comprar de ingredientes.
  • Quanto às compras de mercado, Thiago costuma ir – temos mercados bem pertinho de casa. Mas, quando estamos sem tempo ou com preguiça, usamos o Instacart. É um serviço para fazer as compras em supermercados (praticamente todas as redes famosas estão disponíveis no Instacart), para quando você está sem tempo, ou simplesmente porque você gosta de mais conveniência. Você faz o pedido através do aplicativo, escolhe a hora da entrega e pronto! Alguém da Instacart vai não só fazer as suas compras como também entregar na porta da sua casa. Você pode, inclusive, ir acompanhando tudo pelo aplicativo e até acrescentar algum produto de última hora.  Clique aqui e ganhe U$10 de créditos para o seu primeiro pedido!

E vocês? Como otimizam a rotina da casa – seja em NYC ou qualquer lugar do mundo? 

Este post foi patrocinado pela Laundryheap.


Leave a Response