by : Laura Peruchi
Essa pergunta apareceu algumas vezes lá no grupo do blog no Facebook – ainda não participa? Clique aqui – e vira e mexe surge em outros grupos que estou. De tanto as pessoas perguntarem, resolvi investigar e fazer um post para dar um veredicto a respeito. Espero que ajude os indecisos, hehe. Para quem não sabe, o NY City Pass é uma espécie de passaporte, com preço fixo, que dá direito à entrada em 6 atrações da cidade. Este tipo de pacote tambem existe em outras cidades, como Chicago e San Francisco.
As atrações incluídas são:
- Empire State Building, Museu Americano de História Natural e Metropolitan Museum of Art. Depois, a pessoa pode escolher mais três entre seis:
- Top of the Rock OU Museu Guggenheim,
- Estátua da Liberdade e Ilha Ellis OU Cruzeiros da Circle Line,
- Memorial & Museu do 11 de setembro OU Intrepid Sea, Air & Space Museum.
- Preço: U$114.
Qual o valor individual dessas atrações?
- Empire State Building U$42
- Museu Americano de História Natural – preço sugerido U$25 – você paga o que quiser, vamos colocar U$3
- The Metropolitan Museum of Art U$25
- Top of the Rock U$41 OU
- Museu Guggenheim – você paga o que quiser aos sábados, das 17h45 às 19:45
- Estátua da Liberdade U$18 OU
- Cruzeiro Circle Line U$31
- Memorial & Museu 9/11 – Museu grátis às terças, após às 17h OU
- Intrepid Sea, Air & Space Museum U$28
Mas, como economizar é bom e todo mundo gosta – especialmente em tempos de dólar nas alturas – resolvi listar o preço de cada atração separadamente, no melhor cenário possível. Começando pelo Museu Americano de História Natural, cujo ingresso sugerido é U$25. Mas, como já diz a palavra, são preços sugeridos. Tanto em um quanto em outro você paga o que quiser pelo ingresso. E não precisa ter vergonha, nem nada, ninguém vai achar ruim. Vamos dizer que você pague U$3 por cada ingresso.
E como a lista inclui mais três museus, é bom deixar mais algumas informações claras. O Museu Guggenheim tem preço fixo quase todos os dias, mas aos sábados, das 17h45 às 19h45, ele entra no mesmo esquema dos dois citados anteriormente: você paga o que quiser. Novamente, vamos colocar a taxa sugerida de U$3. Já o Museu de 11 de setembro tem entrada grátis toda terça, após às 17h. Vale deixar uma informação bem clara também: o Memorial do 11 de setembro é um local aberto – ou seja, seu acesso é totalmente gratuito. O único dos museus que não tem chorinho é o Intrepid Sea, Air & Space Museum, cuja entrada custa U$28.
Para finalizar a análise, temos a visita à Estátua da Liberdade e Ilha Ellis, cujo ingresso custa U$18, e um cruzeiro da Circle Line (há vários disponíveis), cujo valor fica em torno de U$31.
Ok, supondo que você escolha um City Pass que inclua o Empire State + Top of the Rock + Estátua da Liberdade + Museu Intrépido do Mar, Ar e Espaço, a conta até fecha e tá tudo certo. Você economiza os trocadinhos que gastaria na entrada sugerida dos dois museus.
Mas, se você seguir um planejamento, talvez o City Pass acabe saindo mais caro. Veja algumas dicas para economizar na sua viagem:
- Acredite em mim: você não precisa subir no Empire State e no Top of the Rock. Escolha um e faça valer o seu passeio, com um tempo bem aproveitado lá em cima e muitos cliques. Minha dica? Esqueça o Empire State. Tudo bem, ele é um símbolo da cidade, mas lá em cima as fotos nem ficam grande coisa por conta da grade de proteção. Eu prefiro mil vezes o Top of the Rock. Quer um bom motivo? De lá, você consegue tirar fotos tendo o Empire State de fundo. É ou não é mais legal? Aqui no blog tem um post que eu falo mais a respeito.
- Você não precisa ir até à Estátua da Liberdade. O Ferry, que faz o transporte de Manhattan à Staten Island é totalmente gratuito. O trajeto passa a uma distância bacana da Lady Liberty e ainda proporciona uma vista linda para a ilha de Manhattan. Quer mais? Faça o passeio de dia e à noite, porque a ilha merece ser apreciada com as luzes acesas. Aqui no blog tem um vídeo mostrando este passeio detalhadamente.
- Se você vier no verão, aproveite para conhecer alguns rooftops da cidade. Eles contam com vistas privilegiadas para ver Nova York de cima. E não é preciso pagar nada para entrar – você só paga pelo que consumir. E vale brindar sua estadia por aqui com um drinkzinho, né? O 230 Fifth Avenue é um dos mais famosos por ter como pano de fundo em sua vista o Empire State. Vai que você curte seu tempo lá e, se pah, nem precisa gastar subindo no Top of the Rock. Dica: guarde a grana e vá ao One World Trade Center Observatory – tem post e vídeo aqui no blog mostrando mais.
Mas, e aí, no fim das contas, vale ou não vale comprar o City Pass? A resposta é: depende da combinação de atrações que você quer conferir. O City Pass acaba te fornecendo uma programação mais engessada – você vai ficar preso às atrações listadas – e vai visitar lugares que talvez nem fossem sua prioridade. Se você fazer opções e estiver aberto a experiências diferentes, vai conseguir economizar bastante. Como eu sempre digo, tudo é uma questão de planejamento!
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.