by : Laura Peruchi
Quando alguém me pergunta qual a melhor época pra vir pra Nova York – ou quando alguém fala que vem pra cá no inverno, eu digo: não! Venha na temporada primavera/verão! Mesmo a cidade tendo fama de ser quente – o que eu não acho que seja problema para os brasileiros. E sabem o porquê? Tem muito mais coisas para se fazer por aqui. Um passeio ainda pouco explorado – mas que vale muito a pena – é visitar a Governors Island, que reabre ao público em maio.
A ilha, que serviu como base militar por quase 200 anos – e era fechada ao público – fica bem pertinho de Manhattan – a apenas 800 metros. Quem faz o passeio de Ferry para a Staten Island certamente já a viu por ali. Por volta de 2003, o governo decidiu dar uma nova utilidade ao local e agora ela é um espaço público aberto – o local não tem fins lucrativos nem instalações comerciais. São 150 hectares!
A Governors Island não abre o ano todo – a temporada 2015 começa dia 23 de maio e acaba dia 27 de setembro. E porque o local é imperdível? Imaginem só: uma área verde enorme, cheia de parques legais, com muito espaço para correr, pedalar, fazer um piquenique e curtir um dia de verão. Ano passado, estive lá duas vezes, e registrei essas fotos para vocês terem uma ideia do que estou falando…
São vários espaços disponíveis, incluindo campos para a prática de esportes, redes para relaxar, área para as crianças, praça de alimentação ao ar livre – com vários food trucks delícia, centro cultural e até beach club (sim, com areia de verdade). Tudo isso com direito a muitas árvores, flores e construções antigas. Destaque para o Castle Williams, um forte militar que ainda preserva seus canhões. Há tours guiados gratuitos e dá pra subir no rooftop e ter uma vista maravilhosa para a skyline de Manhattan.
Como se não bastasse o clima bacana do local e a infra-estrutura (sim, tem banheiros também, não se preocupem!), a Governor’s Island tem uma vista privilegiada. Além do skyline de Manhattan, dá pra ver New Jersey, o Hudson River, Brooklyn Bridge e até a Estátua da Liberdade. Acho que as fotos falam por si só, mas não canso de dizer que é maravilhoso!
Ah, também tem um local para alugar bicicletas e carrinhos – uma delícia pedalar pela ilha (apesar de não levar muito tempo para percorrê-la a pé). E o mais legal de tudo isso? O acesso à ilha é feito por um Ferry diariamente durante a temporada e o ticket (ida e volta) custa apenas U$2! Ou seja, quase de graça por uma atração que te proporciona vistas fantásticas. Nem tudo em New York é caro! O lugar de onde o Ferry sai – e onde você compra o ticket – fica ao lado do Staten Island Ferry, bem fácil. O primeiro barco sai por volta das 10h e o último sai às 19h (aos fins de semana). Nos dias de semana, os horários são um pouco diferentes – mas ainda não foi liberado o horário no site, então é bom ficar de olho! Ah, e vale lembrar que durante a temporada rolam eventos especiais por lá – ano passado vi uma exposição de fuscas e kombis. A programação também é postada no site.
E tem mais! O projeto de revitalização da ilha ainda não foi finalizado. Uma das novidades para muito em breve (não neste ano, mas a obra já está rolando!) é o The Hills, um “morrinho” artificial, feito com materiais reciclados, com muita área verde cujo topo terá uma vista de 360 graus privilegiada.
Se você quiser saber mais da ilha, é só apertar o play e conferir o vídeo que gravei ano passado por lá. Então, já sabe, né? Se tiver viagem marcada pra cá depois do dia 23 de maio, anote esse programa no roteiro!
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.