O Brasil só tem samba, praias e mulheres. Na França, as pessoas não tomam banho. Portugueses são burros. Estereótipos sobre países e suas populações são comuns. Existem até mesmo estereótipos e mitos sobre cidades. E com Nova York não seria diferente: há muitas coisas sendo dita sobre a cidade e nem tudo é verdade. No post de hoje, listo 7 mitos que eu vejo que são bem recorrentes e tento desmitificá-los. Alguns são mitos puros, alguns são uma questão de ponto de vista.
1. Nova York é só Manhattan
Acho que esse é um mito bem recorrente. Não que as pessoas não saibam sobre a existência do Brooklyn, Queens, The Bronx e Staten Island, mas algumas simplesmente ignoram este fato. Aliás, tem muita gente que acredita que a cidade se resume a compras, Central Park, Times Square e Estátua da Liberdade. A verdade é que Nova York é muito mais do que isso e muito mais do que Manhattan. Há muito o que se fazer fora da ilha – inclusive, você precisa sair para apreciar toda a beleza do skyline. Há museus, lojas, cultura, gastronomia, parques e programas nada óbvios. Então, abra sua mente e expanda seus horizontes, que essa cidade tem muita coisa para ser vista – confira alguns passeios diferentes na aba Turismo aqui no blog.
2. Nova York é muito cara
Se falarmos em aluguel e hospedagem, sim, Nova York é uma cidade muito cara. Apartamentos pequenos e apertados são alugados ou vendidos por valores estratosféricos. Mas, quando você sai da área central e do burburinho, os valores já começam a cair. O mesmo vale para hoteis – uma diária na Times Square, que é o lugar que todo mundo almeja, vai ter sempre um valor salgado. Mas se você for criativo e pensar fora da caixinha, pode ficar hospedado no Brooklyn ou no Queens e economizar uma grana. Quanto a outros quesitos como restaurantes, passeios e compras, Nova York não precisa ser cara não! Há opções para todos os gostos e bolsos. Museus com entradas gratuitas, lugares lindos e públicos, lojas de desconto, outlets, restaurantes locais, comidas de rua: essas coisas não custam mil Obamas. Tudo é uma questão de planejamento. Neste post aqui, você confere dicas para economizar na sua viagem.
3. O metrô de Nova York é muito complicado
A questão é que se trata de uma cidade grande, cujas linhas de metrô cobrem boa parte do território. São muitas linhas responsáveis por fazer os trajetos de norte a sul e de leste a oeste. Na realidade, é uma questão de estudar o mapa e prestar atenção as direções. Você não vai sair sem um mapa – aliás, estamos na era digital: você não vai sair sem o seu smartphone com um app devidamente instalado (recomendo NYC Subway). Pode ser que você cometa algum erro no início – e faz parte – mas no fim das contas tudo faz sentido. Minha dica é: coloque o destino no Google Maps, confira as rotas e as linhas e seja feliz! Crianças de 10, 12 anos usam o metrô aqui sozinhas – não se preocupe, tudo dá certo!
4. Nova York é perigosa
Definitivamente, não! Aliás, este mito está relacionado ao mito número 1: quando o lugar fica fora da área central da ilha ou até mesmo fora da ilha, já rolam os questionamentos: mas é seguro ir até lá? Eu acho que a gente está muito mais seguro do que em muitos outros lugares do mundo. Claro que não é um lugar perfeito, acontecem crimes e tudo mais, mas a cidade evoluiu muito – para quem não sabe, Nova York já foi, sim, uma cidade bem perigosa. Aqui, o policiamento é intenso, e é muito tranquilo andar com câmeras, laptops e celulares dentro do metrô e pelas ruas. Mesmo de madrugada – já fui pro aeroporto às 5 da manhã de metrô.
5. Os novaiorquinos são rudes
Uma coisa é certa: não dá pra generalizar. Existem muitas pessoas FDP – mas, vamos lembrar que elas existem em qualquer lugar do mundo, inclusive aqui. Mas, no geral, eu acho que todo mundo aqui é bem solícito e prestativo. Só que né, Nova York é uma cidade onde as pessoas são bem individualistas, vivem nos seus mundinhos – observe um vagão de metrô. Nós, brasileiros, somos bem “dados”, e tal, e às vezes esperamos essa mesma postura dos outros – e aqui não é assim. Mas as pessoas são muito educadas: elas pedem licença pra tudo, elas se desculpam por tudo.
6. Nova York é muito barulhenta e muito cheia
Bom, estamos falando de uma das cidades maiores do mundo e uma das cidades mais visitadas do mundo. As sirenes de ambulância são uma constante aqui – já fazem parte da trilha sonora. Porém, novamente, não generalize uma cidade levando em conta apenas uma certa região. O bairro onde eu moro, por exemplo, é super tranquilo. E mesmo vivendo nesta selva de pedras, a gente tem vários parques que são verdadeiras válvulas de escape para fugir do vuco-vuco.
7. Morar em Nova York é super glamouroso
Acho que é porque a grama do vizinho é sempre mais verde – e também porque a gente tem uma tendência a achar que morar no exterior é chique – que esse conceito de glamour acaba sendo tão forte. Já falei num post aqui no blog sobre isso e repito: morar em Nova York não é glamouroso. A gente tem mais qualidade de vida, mas a gente tem rotina, tem que trabalhar e tem contas para pagar, assim como todo mundo. A não ser que você seja um milionário, a vida aqui não tem nada de glamour.
Esse assunto já foi pauta de um vídeo! Se quiserem conferir, é só apertar o play!
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.
Amei o texto, superbacana! E morriiii de orgulho de saber que vc pegou metrô pro aeroporto às cinco da manhã! <3
Cada vez mais que ouço falar de NY, mas dá vontade de está lá! Vejo eu lá na cidade da neve, hahaha, e quanto orgulho hein, poder pegar o metrô as 5 da manhã
I love you NY ❤️
Excelente o texto! Seu blog é fantástico, Laura! Gostaria de saber qual se o Apple NYC subway tem um ícone amarelo. Achei vários para download, mas fiquei em dúvida se era o que você havia indicado. Obrigada!!!
Oii Adriana, que bom que você gosta! Não, o ícone dele é vermelho e aparece no último vídeo da série Como usar o metrô em NY, dá uma olhadinha.
gostei de toda a explanação!
só uma observação, o brasileiros das grandes cidades, São Paulo , Rio de Janeiro….. também não são tão dados assim, vivem suas vidas, seus problemas, suas contas pra pagar….. ando de metrô quase todos os dias e posso ver bem isso. Cada um na sua!! aliás como em qq grande centro ou capitais do mundo.
abs
Alcira
E ainda não tem plano de saúde… alias, como faz para cuidar da saude e dos dentes em NYC?