Sustentabilidade e consumo consciente não são só “termos da moda” mas sim práticas que estão se fortalecendo todos os dias e que todos deveríamos adotar. Sei que a maioria das pessoas vê os Estados Unidos como o lugar onde o capitalismo e o consumo reinam absolutos – o que não dá pra negar, obviamente. Em Nova York, há uma quantidade infinita de lojas – cada esquina é um convite para a compra. Mas, verdade seja dita: é também em Nova York que a gente vê vários movimentos que ganham força e viram tendência no mundo todo. No varejo, não poderia ser diferente. Cada vez mais, surgem marcas e lojas com uma pegada diferente – não é só sobre comprar, mas sobre o que você compra e de onde você compra, é sobre composição, sobre origens, sobre práticas. Nem sempre dá pra gente atender a todos os requisitos na hora de comprar consciente, mas se você quiser tentar, aí vão minhas sugestões de marcas e lojas em Nova York que têm essa pegada.
A Everlane é a marca dos básicos. São aquelas peças que a gente mais usa – e geralmente as que mais subestimamos: camisetas, jeans, camisas, suéteres e até mesmo lingerie. Tudo básico, neutro e de qualidade. Na Everlane, as peças não seguem tendências. A ideia é que o consumidor use as peças por anos, até décadas. É por isso que as roupas usam os melhores materiais e fábricas para esses produtos atemporais. Além disso, a marca é super transparente e tem um processo rigoroso de escolha das fábricas. O processo inclui visitas frequentes e cada fábrica recebe uma auditoria de conformidade para avaliar fatores como salários justos, jornada de trabalho e ambiente. Por fim, a marca revela os verdadeiros custos por trás de todos os produtos – de materiais a mão-de-obra e transporte. Ah, vale lembrar que a Everlane tem roupas masculinas e femininas. Também tem práticas sustentáveis: calçados que aproveitam plástico, casacos que usam preenchimentos que foram descartados e por aí vai.
Endereço: 28 Prince St | 104 N 6th St (Brooklyn).
Bulletin – Essa startup focada em mulheres mescla venda com filantropia. Criada como uma resposta direta ao clima político atual, a Bulletin apoia as empresas com atuação feminina, apresentando 40 marcas totalmente femininas e com produtos feitos para mulheres, por mulheres. De camisetas a cartões, cada produto traz uma mensagem de capacitação e celebra a individualidade. A curadoria de itens é incrível e super diversificada. Das camisetas que sempre têm algo a dizer aos pins, dos brincos às correntes, dos cartões às agendas, dos objetos decorativos aos chaveiros: tudo na Bulletin é super empoderador. Os preços variam bastante, mas dá pra encontrar itens a partir de U$4! Você consegue conferir mais do mix de produtos e também os valores no e-commerce.
Endereços: 27 Prince St / 145 Wythe Avenue (Brooklyn).
Package Free – A Package Free foi fundada por Lauren Singer, que popularizou o movimento Zero Waste através de seu blog, Trash is for Tossers, e é uma especialista em resíduos. Todo o lixo que ela produziu nos últmos 5 anos cabe dentro de um recipiente de 500 ml, acredite se quiser. Ela também é fundadora da The Simply Xo, uma marca de sabão para roupas vegano e orgânico. Na loja, o objetivo é ajudar você a reduzir a geração de lixo no seu dia a dia e encontrar alternativas aos produtos plásticos de uso único convenientes e simples. As marcas presentes na loja também dividem essa missão de criar um impacto ambiental positivo. O mix de produtos inclui itens que facilitam o dia a dia, em várias esferas: marmiteiras de inox, canudo de bambum absrovente higiênico reutilizável, discos de tecido para substituir algodão, coletor menstrual, escova de dente de bambu – além de cosméticos naturais e a granel: sabonete líquido, detergente para roupas e por aí vai. Clique aqui para conferir o mix completo e preços.
Endereço: 75 9th Ave (Chelsea Market) | 137 Grand Street (Brooklyn).
Rebag – Comprar itens usados também é uma maneira de consumir com mais consciência! A ReBag é uma loja especializada no nicho de bolsas de luxo de segunda mão. Sua seleção inclui mais de 40 grifes. A curadoria é criteoriosa: somente são aceitas bolsas que aparentem sinais mínimos de uso, sem grandes alterações de cor, de gasto da alça, manchas, e outros detalhes que comprometem a aparência da bolsa. De fato, a curadoria se traduz naquilo que vimos na loja: tudo é impecável. E a seleção é vasta: são mais de 300 modelos disponíveis na loja. Já no site, esse número sobe para mais de 25 mil. É tudo original, obviamente, pois a curadoria também é criteriosa na hora de verificar a autenticidade das bolsas. A diferença de preços em relação aos preços originais pode chegar a 80% de diferença. Para ter uma ideia do estoque da ReBag – e também dos preços – acesse o site.
Endereços: 390 W Broadway | 575 Madison Ave | 185 Greenwich Street (Westfield World Trade Center)
Ver essa foto no Instagram
Here today, probably gone tomorrow. The Nikita Dress in Mademoiselle is back.
Uma publicação compartilhada por Reformation (@reformation) em
Reformation – criar roupas incríveis que não matam o meio ambiente. Esse é o mote da Reformaton, que usa apenas tecidos vintage e tecidos excedentes indesejados e não utilizados que outras empresas de moda encomendaram demais ou simplesmente não usaram. Em vez de jogar fora, a equipe da Reformation resgata esses materiais indesejados diariamente das empresas do NYC Fashion District e os usa para criar suas peças, que, diga-se de passagem, são maravilhosas!
Endereços: 39 Bond St | 23 Howard St | 156 Ludlow St.
Moo Shoes – loja vegana multimarcas de calçados, bolsas, camisetas, carteiras, livros e outros acessórios livres de crueldade animal. Primeira loja do gênero em Nova York, a MooShoes foi fundada em 2001 por duas mulheres, irmãs e nativas do Queens, Erica e Sara Kubersky. A Moo Shoes também ajuda no resgate e adoção de gatos. Os calçados incluem opções com borracha e plástico reciclados e couro vegano.
Endereço: 78 Orchard Street.
BÔNUS! O Artists & Fleas é um mercado de produtores locais – artesanato, roupas, decoração, acessórios, calçados, itens de beleza, brechós. Pense como uma feira, que reúne vários vendedores. São várias unidades pela cidade! Comprar de produtores locais também é uma maneira de praticar o consumo consciente!
Endereços: 88 10th Ave (Chelsea Market) | 490 Broadway | 70 North 7th St. (Brooklyn)
Gostaram das dicas? Vocês têm outras sugestões de lojas nessa pegada?
Planeje sua viagem
- Confira ofertas de hospedagem no Booking.com
- Ingressos para atrações turísticas
- Quer alugar um carro? Pesquise aqui!
- Ingressos para a Broadway sem complicação
- Pesquise passagens aéreas em promoção
- Motoristas, fotógrafas e roteiros personalizados
- Descubra como economizar em Nova York
- Alugue uma bike com 30% de desconto
Laura Peruchi é jornalista, autora e empreendedora. Mora em Nova York com seu marido desde 2014, e, desde então, divide em seu blog um conteúdo variado sobre a Big Apple. Com dicas de turismo, compras, restaurantes e muito mais, sua plataforma online tornou-se referência em conteúdo em português para quem está planejando uma viagem a Nova York. Acompanhe Laura também no Instagram, Youtube, Facebook e Spotify.