Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
lifestyleNYC

7 fatos aleatórios – e chatinhos – de Nova York

Adoro escrever posts sobre lifestyle de Nova York, sobre como é a vida por aqui, as diferenças culturais. Cada vez que o tempo passa, eu observo coisas peculiares daqui, características que estão incorporadas na rotina das pessoas, comportamentos, enfim! Já tinha feito vários destes ano passado e fazia tempo que não escrevia mais, então bóra conferir!
1. Pessoas ouvindo música alta no metrô
Sempre digo que é no metrô que a verdadeira vida novaiorquina acontece! Não adianta, a cidade é grande e todo mundo precisa se locomover. Seja de salto ou de tênis, seja rico ou pobre, seja executivo ou garçom: todo mundo anda de metrô. E lá também tem umas figurinhas carimbadas – incluindo algumas que irritam bastante. Tipo aqueles que escutam música tão alta, mas tão alta, que, mesmo estando com o fone de ouvido, conseguem fazer todo mundo dentro do vagão saber a letra da música – fora aqueles que decidem jogar ou assistir a um vídeo sem usar fone.

2. Os estereótipos sobre ser brasileiro
No geral, eu sinto que o brasileiro é um povo muito bem-vindo aqui. Geralmente, as pessoas ficam animadas quando você fala que é brasileiro, acham o país legal, querem visitar o Rio, falam bem da comida, etc. Mas, também há aquelas impressões generalizadas do tipo: ah, então você sabe sambar! Ah, vocês falam espanhol? Vocês falam francês né? Oi?
3. Não há banheiros públicos
Sempre digo pras pessoas – e sigo isso como um mantra na minha vida aqui, hahaha: se você tiver a oportunidade de ir ao banheiro – seja numa loja, num restaurante ou café – vá! Não existem banheiros públicos em Nova York e isso pode tornar o seu dia bem chato, porque não tem nada pior do que ficar com vontade de fazer xixi, né? Às vezes, eu evito tomar qualquer bebida quando estou na rua andando pra lá e pra cá pra não ter que me estressar procurando banheiro. Dica: Starbucks sempre salvam a gente nestas horas – mas torça para que a porta não tenha senha!
4. A cerveja nunca estará gelada o suficiente
Quem está acostumado a beber cerveja no Brasil – principalmente no verão – sabe como é gostoso beber aquele copo “trincando”. Ninguém gela cerveja como os brasileiros, né? Isso foi algo que estranhei muito aqui. Adoro uma cervejinha – mas é impossível encontrar uma na mesma temperatura que estamos habituados no Brasil. Vou dizer que depois de um tempo você até se acostuma – mas no verão sempre vai sentir falta. 

5. Pombas por toda a parte
Nova York é uma cidade dominada por pessoas – e por ratos e pombas. Como os primeiros eu só vejo mesmo nos trilhos de algumas estações de metrô, acabo me irritando mesmo é com as segundas! É um verdadeiro enxame dessas aves por aqui. O que me irrita é que elas são muito folgadas, não se inibem com a sua presença e dão cada razante que me assusta! Tô sempre me sentindo uma idiota nas ruas desviando delas. 

6. Comer e ir embora
Isso também é algo que eu me acostumei – mas que às vezes me irrita quando estou num grupo maior de pessoas. Mais pessoas – mais assuntos – mais conversa. Nos restaurantes daqui, há uma “regra” não dita: o esperado é que você chegue, peça seu prato, coma e vá embora. Não existe aquilo de ficar batendo papo horas no local – e tudo bem, às vezes por ser meio inconveniente ficar num lugar sem consumir, mas tem alguns restaurantes com pessoas tão inconvenientes que começam a tirar a sua mesa e só falta mesmo que falem: vaza daqui!
7. Não existe área de serviço
Se você não faz tarefas domésticas, talvez não vá entender o quanto esse recinto faz falta em uma casa/apartamento e a triste verdade é que aqui em Nova York os apartamentos não contam com esse espaço. Mesmo que a máquina de lavar/secar fique dentro de casa, elas ficam acomodadas num armário e deu. Só que né, é preciso lavar roupas a mão às vezes, estender uma roupinha, lavar aquele calçado… tarefinhas que se tornam mais difíceis sem a querida área de serviço. 

Leave a Response