Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
belezaBelezaNYC

Desvendando os mistérios do contorno facial!

Depois que Kim Kardashian postou uma foto no Instagram com o rosto todo marcado por tons claros e escuros (só ver na montagem abaixo), o truque de contorno facial usando maquiagem parece ter se popularizado. Fiquei intrigada com a coisa e sempre prometia pra mim mesma ir atrás para aprender mais sobre. Como já falei num outro post aqui no blog, a Sephora oferece várias aulas de make gratuitas aqui em NY e a de contorno estava sempre lotada! Finalmente, semana passada consegui uma vaguinha e fui confeir mais sobre esses truquezinhos!
Para quem é leiga no assunto, vamos esclarecer as coisas. O truque de contorno pode fazer maravilhas pelo seu visual – disfarça aquilo que não queremos, destaca o que temos de melhor e cria alguns efeitos de “ilusão”. Colocando em palavras mais práticas e deixando o negócio mais simples, o contorno facial usa um princípio muito simples: luzes e sombras. Arnaldo Coelho concorda: a regra é clara, claríssima. Bronzer no que você quer disfarçar, iluminador no que você quer destacar. O tom escuro do bronzer disfarça e o tom claro do iluminador realça. Entendidas até aqui? Belezinha.
Juro que queria ser mais hábil com os lances de make pra poder gravar um vídeo explicando – mas, eu prefiro deixar isso pra quem é profissa – e o Youtube está cheio de tutuoriais – só clicar aqui e escolher qual você quer assistir. Acho bacana dar uma espiada no que as outras meninas ensinam pra conseguir extrair de tudo um pouco e adaptar para o que se adequa melhor a você e ao seu estilo.
Pra começo de conversa, existem dois jeitos de fazer o contorno: antes da base ou depois da base. Eu acho que fazer o contorno antes de aplicar a base requer muita habilidade para que tudo não vire uma bagunça e você perca todo o trabalho. Na Sephora, a gente aprendeu o método de fazer contorno depois da base. Ou seja, preparar toda a pele e por último finalizar com os truquezinhos de iluminação e disfarce. Muito importante até aqui é saber daquelas etapas que envolvem a preparação da pele – limpeza e hidratação, primer, corretivo, base e se tiver mais dúvidas é só voltar lá no post que fiz sobre isso para saber mais! Ok, pele pronta, é hora de desvendar os mistérios do contorno.
Começando pela aplicação do iluminador – ou seja, destacar o que temos de melhor. Escolha um corretivo um tom abaixo do seu para fazer esse papel. Sim, deixe os iluminadores com acabamento glow para depois. Na foto acima, todas as marcas brancas referem-se às áreas indicadas para aplicar o produto. Primeiro, a gente marca todos os lugares do rosto que receberão o produto. Você pode fazer isso com os dedos – se for um corretivo em pasta – ou com o próprio aplicador do produto, se for um líquido. Comece na área abaixo dos olhos: aplique o corretivo fazendo pequenos “riscos” verticais, que começam maiores perto do nariz e vão diminuindo até o final do olho. No nariz, faça um risco subindo até a testa abrindo em três. Faça um T no queixo e um pequeno ponto acima dos lábios. E aí vem a parte que eu considero chave no processo de contorno: esfumar! Para isso, há ferramentas que vão fazer toda a diferença e ajudar até quem não tem habilidade: pinceis. Usar o pincel certo faz toda a diferença. Depois de marcar o rosto, esfume o iluminador fazendo movimentos circulares. O segredo é esfumar bem! Depois disso, é bom dar uma passada rápida de pó translúscido pra segurar o produto.
Ok, agora que já destacamos, é hora de disfarçar! O bronzer opaco é o seu melhor aliado para fazer o contorno de rosto. Ok, faça um risco em diagonal abaixo das maçãs do rosto – esse é o truque preferido da mulherada, porque ele emagrece huhuhu. Se quiser deixar o nariz mais fino, faça um risco nas laterais. Para diminuir a testa, aplique rente à raiz dos cabelos. E aplique também na linha que divide rosto e pescoço para dar mais uma “enxugadinha” no visual. Novamente, esfume!
Se quiser finalizar o visual com um toque bem glamouroso, aí sim faça uso do iluminador com brilho ou cintilância. Aplique como um C ao redor dos olhos. Um blush leve também pode ser aplicado, bem ali entre a área do iluminador abaixo dos olhos e o bronzer abaixo das maçãs.
E aqui estão alguns dos produtos que usamos na nossa aulinha na Sephora! O corretivo líquido da Nars eu usei para iluminar a pele e mesclei as duas cores escuras da paleta da Smashbox para fazer o contorno. Também mesclei duas cores da paleta da Hourglass para blush. O iluminador da Benefit e o da Sephora são bons exemplos de produto com cintilância, ideais para finalizar o acabamento e dar um toque glam, como eu já mencionei. Agora, prestem atenção aos pinceis – esses dois são os que eu considerei mais importante para o processo. O menor é para esfumar o corretivo e o maior para o bronzer. Percebam que o primeiro é pequeno mas gordinho e o segundo é levemente chanfrado, ideal para aplicar o bronzer. Você pode procurá-los no site da Sephora pelos respectivos números pra checar bem o formato e depois encontrar um que caiba no seu bolso – afinal, eu sei que esses aí não são nada baratinhos.
“Ah, Laura, mas esses produtos são caros para quem é amador”. Concordo que alguns têm um preço relativamente alto sim e como eu amo vocês – viram? – e gosto de dar sugestões que caibam em todos os bolsos, vou dividir as minhas aquisições. Descobri a BH Cosmetics por um vídeo da Eveyn Regly e já vinha namorando alguns produtos há algum tempo… depois da aulinha de contorno, tinha o pretexto perfeito para fazer umas compras. Comprei uma paletinha de contorno por U$12,95 e um kit de pinceis para contorno – paguei U$17, mas agora tá um pouco mais. Pelo que eu notei, a marca envia para o Brasil e olhem, vale perder um tempinho na loja virtual, porque são várias opções de paletas por preços muy amigos! Lembrando que: você não precisa de uma paleta de contorno para os truques que ensinei aqui – um corretivo num tom abaixo do seu e um bronzer matte resolvem o problema! Se você já tem esses produtos, eu recomendo investir em pinceis – porque uma paleta não vai fazer nada sozinha sem as ferramentas necessárias.
Agora me digam: gostaram do post? Deu pra entender? Se ficou alguma dúvida, deixem nos comentários. E não custa lembrar: há aulas gratuitas em todas as unidades da Sephora em NY (e outros locais dos EUA). Para saber mais, é só clicar aqui e conferir. Quem sabe você faz uma aulinha durante sua estadia na cidade?

2 Comentários

  1. Caramba… vou salvar pra ler no momento em que for tentar esta peripécia… Agora, demais, né? E o que é essa "paleta de contorno"? Apaixonei! Muito bom, Laurinha, ficou bem explicadinho! (claro, só me falta a habilidade pra pôr em prática). Bjooo!

Leave a Response